Devolução à Natureza de 1 açor com a Fundação D. Laura dos Santos


No dia 3 de Julho de 2014 o CERVAS recebeu a visita de crianças e educadores da Fundação D. Laura dos Santos, de Moimenta da Serra, Gouveia, que estão a participar num campo de férias.


O grupo foi dividido entre os que já conheciam as instalações do centro, por já terem realizado visitas anteriormente, e os que estavam no CERVAS pela primeira vez.


Parte do grupo teve então a oportunidade de conhecer as instalações e também recebeu informações sobre algumas das espécies que ingressam e os seus principais problemas de conservação.


Para além disso, os visitantes também ficaram a conhecer algumas das linhas de trabalho do CERVAS e a forma como os animais são avaliados, tratados e preparados para a devolução à Natureza.


Nas zonas envolventes do centro, com a parte do grupo que já tinha realizado visitas, teve lugar uma saída de campo para iniciação à observação de aves.


O principal objectivo foi despertar o interesse das crianças para esta temática, e foi possível detectar mais de uma dezena de espécies, sendo de destacar o bútio-vespeiro (Pernis apivorus), ou o chapim-rabilongo (Aegithalos caudatus), por terem sido das que se puderam observar de forma mais prolongada.


De seguida, já com todo o grupo, foi devolvido à Natureza um açor (Accipiter gentilis) que estava em recuperação no CERVAS, e que tinha sido entregue pelo SEPNA/GNR após ter sido resgatado numa situação de cativeiro acidental em casa de uma pessoa.


No momento do ingresso a ave estava magra e apresentava penas partidas pelo que o processo de recuperação consistiu em alimentação, treino e musculação em contacto com outras aves de rapina diurnas, e um enxerto de penas para reposição da integridade da plumagem de voo.


A devolução à Natureza decorreu próximo de uma zona florestal, num habitat adequado à espécie. O CERVAS agradece a visita da Fundação D. Laura dos Santos e continua disponível para futuras acções de colaboração.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

A empresa Alvespets apoia o CERVAS na recuperação de aves selvagens insectívoras

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Dezembro: Fuinha

O CERVAS recebeu a visita de estudantes de Medicina Veterinária da Escola Universitária Vasco da Gama

24ª edição do Workshop Prático de Recuperação de Animais Silvestres decorreu na Escola Superior Agrária de Coimbra

Espécie do mês de Setembro: Estorninho-preto