"À descoberta dos cogumelos" e acção de limpeza de lixo no Curral do Negro com a Fundação D. Laura dos Santos


No dia 8 de Julho de 2014 de manhã decorreu uma acção de limpeza de lixo na floresta do Curral do Negro, em Gouveia, organizada conjuntamente entre o CERVAS e a Fundação D. Laura dos Santos (FLS), de Moimenta da Serra.


Esta iniciativa, que surgiu na sequência de acções anteriores em parceria, teve como principal objectivo recolher a grande quantidade de lixo existente no local e, ao mesmo tempo, despertar o interesse dos participantes para o tema dos cogumelos silvestres.


Por isso, depois de se ter procedido à devolução à Natureza de uma águia-d´asa-redonda (Buteo buteo) recuperada no CERVAS, foi realizada uma sessão de introdução à identificação de cogumelos silvestres, para que as crianças e educadores pudessem estar mais informados sobre este tema durante os momentos seguintes em que iriam estar a percorrer a floresta, de olhos no chão.


As condições climatéricas dos últimos dias foram favoráveis e por isso a quantidade e variedade de espécies cogumelos era impressionante tendo em conta a época do ano, o que permitiu aos participantes o contacto com muitos exemplares diferentes, dos géneros Amanita, Collybia, Trametes, Russula, Coprinus, Laccaria, entre outros.


O grupo foi dividido por idades e os educadores da FLS e colaboradores do CERVAS foram ajudando as crianças a percorrer diferentes zonas do Curral do Negro, e, ao mesmo tempo que iam recolhendo lixo (latas, sacos, garrafas e outros objectos), foram sendo detectados os cogumelos que, sempre que possível, eram identificados no local.


As crianças demonstraram muito empenho na limpeza da floresta, e deram um grande contributo para a limpeza de um local que reune condições de excelência para acções de educação ambiental e interpretação da floresta no concelho de Gouveia.


O CERVAS agradece à FLS pela colaboração e continua disponível para acções que contribuam para a sensibilização e formação ambiental, tanto de crianças como de adultos que estejam de alguma forma relacionados com a instituição.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Espécie do mês de Agosto: Mocho-galego

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia