Devolução à Natureza de 3 cágados-mediterrânicos em Arcozelo, Gouveia.


No dia 3 de Junho de 2014 durante a manhã foram devolvidos à Natureza três cágados-mediterrânicos (Mauremys leprosa) em Arcozelo, Gouveia.


Esta acção foi desenvolvida em parceria com a escola primária de Arcozelo, na sequência de acções anteriores relacionadas com o projecto "os cágados vão à escola".


Numa dessas acções, durante a identificação dos animais que crianças e educadoras levaram para a escola, verificou-se que havia um cágado-mediterrânico que estava numa situação de cativeiro ilegal em casa de uma das pessoas.


Por se tratar de uma espécie protegida foi proposto pelo CERVAS que o animal fosse entregue voluntariamente, para ser avaliado, tendo em vista a sua devolução à Natureza.


Entretanto, ingressaram mais dois cágados da mesma espécie, que também estavam em cativeiro e a libertação dos três animais foi realizada em conjunto, num local com condições óptimas e onde a espécie é observada com facilidade.


O início da acção consistiu na apresentação de várias espécies de animais, principalmente répteis e anfíbios que ocorrem no local e posteriormente foram apresentadas as principais características dos cágados-mediterrânicos, aproveitando o facto dos animais presentes serem de idades e sexos diferentes.


Outro tema importante, que é um dos mais abordados durante as acções do projecto "os cágados vão à escola" foi a problemática das espécies de cágados e tartarugas exóticas invasoras e a forma como podem ter impacto negativo sobre as espécies autóctones.



O CERVAS agradece o grande interesse e disponibilidade das crianças e educadoras da escola primária de Arcozelo e continua disponível para futuras acções de colaboração que contribuam para um maior conhecimento da biodiversidade da região junto da comunidade escolar.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia

Espécie do mês de Agosto: Mocho-galego