Devolução à Natureza de 3 cágados-mediterrânicos em Arcozelo, Gouveia.
No dia 3 de Junho de 2014 durante a manhã foram devolvidos à Natureza três cágados-mediterrânicos (Mauremys leprosa) em Arcozelo, Gouveia.
Esta acção foi desenvolvida em parceria com a escola primária de Arcozelo, na sequência de acções anteriores relacionadas com o projecto "os cágados vão à escola".
Numa dessas acções, durante a identificação dos animais que crianças e educadoras levaram para a escola, verificou-se que havia um cágado-mediterrânico que estava numa situação de cativeiro ilegal em casa de uma das pessoas.
Por se tratar de uma espécie protegida foi proposto pelo CERVAS que o animal fosse entregue voluntariamente, para ser avaliado, tendo em vista a sua devolução à Natureza.
Entretanto, ingressaram mais dois cágados da mesma espécie, que também estavam em cativeiro e a libertação dos três animais foi realizada em conjunto, num local com condições óptimas e onde a espécie é observada com facilidade.
O início da acção consistiu na apresentação de várias espécies de animais, principalmente répteis e anfíbios que ocorrem no local e posteriormente foram apresentadas as principais características dos cágados-mediterrânicos, aproveitando o facto dos animais presentes serem de idades e sexos diferentes.
Outro tema importante, que é um dos mais abordados durante as acções do projecto "os cágados vão à escola" foi a problemática das espécies de cágados e tartarugas exóticas invasoras e a forma como podem ter impacto negativo sobre as espécies autóctones.
O CERVAS agradece o grande interesse e disponibilidade das crianças e educadoras da escola primária de Arcozelo e continua disponível para futuras acções de colaboração que contribuam para um maior conhecimento da biodiversidade da região junto da comunidade escolar.
Comentários