quinta-feira, 29 de maio de 2014

"À descoberta dos cogumelos" com crianças da ABPG no Curral do Negro.


No dia 29 de Maio de 2014 durante a manhã o CERVAS realizou uma acção sobre cogumelos silvestres com crianças do jardim de infância da Associação de Beneficência Popular de Gouveia (ABPG).


Após uma breve introdução com material pedagógico e alguns exemplares previamente recolhidos as cerca de 35 crianças e respectivas educadoras partiram "à descoberta dos cogumelos" no bosque do Curral do Negro, em Gouveia.


O objectivo principal foi despertar o interesse pelos cogumelos e dar a conhecer a sua importância e relação com outros seres vivos que existem nas florestas.


Foram detectados alguns cogumelos que ocorrem na Primavera, nomeadamente Boletus sp., Amanita sp. e Helvella sp., que permitiram apresentar algumas das características mais relevantes para a sua identificação.


Como o tema era relativamente novo para a maior parte das crianças o interesse foi grande e constituiu um pretexto para uma manhã divertida no meio da floresta, a aprender mas também a brincar.


O CERVAS agradece o interesse da ABPG e está disponível para futuras acções que contribuam para a Educação Ambiental das crianças de Gouveia.



Sem comentários: