quinta-feira, 20 de março de 2014

Acção de sensibilização sobre cágados exóticos na escola de Arcozelo


No dia 19 de Março de 2014 a ALDEIA / CERVAS realizou uma acção de sensibilização sobre cágados exóticos na escola de Arcozelo, em Gouveia.


A ideia de realizar esta sessão de esclarecimento surgiu na sequência de uma acção anterior, devido ao facto de várias crianças e professoras terem referido que tinham nas suas casas vários cágados que não sabiam identificar.


Tendo em consideração a problemática dos cágados invasores o CERVAS procedeu à identificação de todos os animais e prestou os esclarecimentos necessários relativos à importância de não serem libertados animais exóticos na Natureza devido ao seu impacto sobre as populações das espécies autóctones, nomeadamente de cágado-mediterrânico (Mauremys leprosa) e cágado-de-carapaça-estriada (Emys orbicularis).


A maioria dos animais eram de espécies exóticas, mas verificou-se que algumas delas eram de uma espécie cuja venda é proibida, nomeadamente a tartaruga-de-orelhas-amarelas (Trachemys scripta scripta), pelo que a informação relativa aos locais onde foram recentemente adquiridas já foi transmitida ao SEPNA/GNR para que possam actuar.


Se desejar poderá obter mais informações sobre esta problemática aqui e se possuir cágados em casa e tiver dúvidas em relação à sua identificação poderá contactar o CERVAS através do endereço cervas.pnse@gmail.com.


Sem comentários: