terça-feira, 26 de novembro de 2013

Saídas de campo de identificação de cogumelos silvestres em Gouveia


A Associação ALDEIA / CERVAS dinamizou saídas de campo para identificação de cogumelos silvestres em Gouveia a 29 de Setembro, 13 de Outubro e 24 de Novembro de 2013, a última das quais em parceria com a ViVaVentura.



Estas actividades tiveram como objectivo promover os cogumelos silvestres da região da Serra da Estrela e contribuir para que mais pessoas se dediquem à sua observação e identificação.



Todas as actividades decorreram durante o Outono, em meses diferentes e tentando percorrer vários habitats, de forma a conseguir detectar o maior número de espécies possível.



No total foi possível chegar à identificação de 102 espécies, havendo ainda muitos exemplares em relação aos quais ainda só foi possível identificar o género.



Na actividade de 24 de Novembro a parte final da saída dedicada à identificação e exposição dos exemplares recolhidos foi realizada no Centro de Educação Ambiental de Folgosinho.



O objectivo foi contribuir para a dinamização deste espaço com grande potencial para actividades relacionadas com cogumelos silvestres na Serra da Estrela, tendo em conta a sua localização geográfica e integração no meio florestal envolvente.



Futuramente continuarão a ser desenvolvidas actividades que contribuam para um maior conhecimento e protecção dos recursos micológicos da região da Serra da Estrela.


1 comentário:

Ana Rita Gonçalves disse...

Tantas espécies! :-) Tenho pena de não ter conseguido ir este ano