Devolução à Natureza de 1 águia-d´asa-redonda em Carregal do Sal


No dia 9 de Outubro de 2013 às 16h foi devolvida à Natureza uma águia-d´asa-redonda (Buteo buteo) no Centro Educativo Nun´Álvares em Carregal do Sal.


Esta ave de rapina diurna tinha sido encontrada em Junho de 2012 por um particular que a encaminhou para o CERVAS através do SEPNA/GNR de Santa Comba Dão.


No momento do ingresso no CERVAS o animal apresentava um peso muito abaixo do normal e a plumagem muito deteriorada, com grande parte das pena de voo partidas e cortadas, o que significa que provavelmente se encontrava numa situação de cativeiro ilegal.


O processo de recuperação foi muito longo, de mais de um ano, devido ao mau estado da plumagem e foi necessário aguardar pela muda depois da recuperação da condição física inicial. 


Durante quase todo o tempo de permanência no centro a manipulação foi a mínima indispensável e a águia esteve em contacto directo com outras aves de rapina diurnas para socialização e treino de voo.


A devolução à Natureza foi realizada num local próximo de onde tinha sido encontrada, junto a zonas florestais e campos agrícolas na periferia de Carregal do Sal.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Curso de Identificação, Biologia e Conservação de Aves de Rapina Nocturnas, 2.ª Ed.

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Março: Corvo

CERVAS - Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens

PENAS - Protege os Ecossistemas Naturais dos Animais Selvagens

Milhafre-real equipado com um emissor GPS e devolvido à Natureza

Saídas de campo de identificação de cogumelos silvestres em Gouveia