quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Devolução à Natureza de 1 abutre-preto e 2 grifos na Reserva Natural da Serra da Malcata


No dia 16 de Outubro de 2013 foram devolvidos à Natureza 1 abutre-preto (Aegypius monachus) e 2 grifos (Gyps fulvus) na Reserva Natural da Serra da Malcata (RNSM), Sabugal.


Esta acção fez parte do programa do dia aberto e aniversário da área protegida, que também incluiu visita à reserva, passeio micológico e anilhagem de aves, entre outras actividades.



O abutre-preto era um indivíduo juvenil que tinha sido encontrado debilitado em Aldeia do Bispo, concelho da Guarda, e encaminhado para o CERVAS pelas pessoas que o encontraram e entregaram ao SEPNA/GNR da Guarda.



No momento do ingresso a ave não apresentava lesões e apenas foi necessário fazer a recuperação da condição física, treino de voo para musculação e socialização com outros abutres num túnel de voo de grandes dimensões.


Antes da devolução à Natureza o animal foi anilhado com anilha metálica e em pvc e marcado com marcas alares por técnicos do CERAS de Castelo Branco.



Esta metodologia de seguimento através da colocação de marcas alares aumenta a probabilidade do animal ser observado, o que que dará informações em relação aos movimentos do indivíduo.



Optou-se por realizar uma sessão aberta, na presença de vigilantes da Natureza e outras pessoas, com o objectivo de divulgar a importância da monitorização de aves marcadas e encaminhamento da informação obtida.



De seguida, foram também marcados com a mesma técnica 2 grifos, também juvenis, que tinham sido encontrados debilitados em Barca d´Alva e Castro Daire, e que foram encaminhados para o CERVAS pelas equipas do SEPNA/GNR de Vilar Formoso e Viseu, respectivamente.




O local da devolução à Natureza apresenta as condições ideais para ambas as espécies de abutres e estava próximo de um campo de alimentação de aves necrófagas que é gerido pela RNSM.



O CERVAS agradece a colaboração dos técnicos do CERAS e disponibilidade para a marcação dos abutres e à RNSM pela integração da acção no programa do evento.




1 comentário:

Antonio Gutierrez Pita disse...

Olá:
PRETO F1 foi observado e fotografiado na Serra do Xistral, Lugo, NW Espanha o día 19.7.2015 (David Calleja).
Mais informaçom em:

http://gaviotasyanillas.blogspot.com.es/2015/07/aegypius-monachus-portugues-en-galicia.html

Abraço
Antonio