sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Devolução à Natureza de 1 mocho-galego em Nespereira


No dia 6 de Setembro de 2013 às 19:30 foi devolvido à Natureza um mocho-galego (Athene noctua) em Nespereira, Gouveia.


Esta ave tinha sido encontrada na berma de uma estrada por uma equipa de bombeiros, provavelmente após atropelamento, e foi encaminhada para o CERVAS através do SEPNA/GNR.


No momento do ingresso no centro o mocho apresentava descoordenação motora e incapacidade de se manter em pé pelo que foi necessário tratamento e repouso durante a fase inicial da recuperação.



Posteriormente, o período de treino de voo e caça foi realizado em contacto com outros mochos-galegos.



Antes da libertação foi realizada uma breve acção de informação sobre aves de rapina nocturnas por parte da estagiária de Biologia da Escola Superior Agrária de Castelo Branco, Sara Carvalho, no último dia do seu período de estágio no CERVAS.



Durante esta acção foram apresentadas as espécies existentes em Portugal, as suas principais características e problemas de conservação, recorrendo ao material de Educação Ambiental do CERVAS.



A libertação foi realizada na periferia da aldeia, junto a campos agrícolas, com vinhas, olivais e pinhal.


O CERVAS agradece a colaboração da Junta Freguesia de Nespereira, pela disponibilização do espaço para a sessão de informação e divulgação, bem como pelo apoio que já tem prestado ao trabalho do centro nos últimos anos.



Sem comentários: