Observação de Aves em Folgosinho


No dia 12 de Julho de 2013 o CERVAS dinamizou uma saída de campo para observação de aves em Folgosinho, Gouveia, com crianças que participam no programa "Férias 5 Estrelas Verão 2013" promovido pelo Município de Gouveia.


Esta actividade consituiu um complemento de uma anterior visita ao CERVAS e teve como objectivo principal despertar o interesse das crianças e professores pela observação e identificação de aves selvagens.


O percurso que foi realizado desde o centro de Folgosinho em direcção aos viveiros florestais permitiu observar e escutar diferentes espécies de aves em habitats urbanos, florestais, zonas de matos e campos agrícolas.


Depois de cerca de 90 min de passeio as crianças regressaram a Gouveia e tiveram ainda a oportunidade de assistir à devolução à Natureza de um andorinhão-preto (Apus apus) que tinha estado em recuperação no CERVAS.


Esta acção teve lugar no Mirante do Paixotão, desde onde é possível observar tanto esta espécie como outra muito semelhante, o andorinhão-pálido (Apus pallidus), ambas muito comuns na zona urbana de Gouveia.


A recuperação de andorinhões constitui uma importante parte do trabalho do centro durante esta época do ano e este animal que foi libertado era uma das várias crias que têm sido encontradas por particulares que as têm entregue no CERVAS ou encaminhado através de equipas do SEPNA/GNR e vigilantes da Natureza de áreas protegidas.


Antes da libertação foi possível explicar as principais características físicas e ecológicas desta espécie de ave insectívora que, apesar de ser muito abundante, é muitas vezes ignorada e por isso desconhecida para a maior parte das pessoas.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia

Espécie do mês de Agosto: Mocho-galego