Devolução à Natureza de uma galinha-d´água em Canas de Senhorim


No dia 3 de Julho de 2013 às 14:30 foi devolvida à Natureza uma galinha-d´água (Gallinula chloropus) em Canas de Senhorim, Nelas.


Esta ave tinha sido encontrada ferida perto da entrada do campo de futebol local e foi recolhida por particulares que a encaminharam para o CERVAS através do SEPNA/GNR de Mangualde.


No momento do ingresso no CERVAS, no início de Junho, verificou-se que a galinha-d´água apresentava uma fractura num dos membros posteriores, que foi de imediato tratada, e que poderá ter-se devido a alguma colisão ou até atropelamento.


Durante o período clínico para tratamento da lesão e posteriores fases de recuperação em espaços exteriores foi necessário proporcionar esconderijos com vegetação devido ao comportamento particularmente nervoso que é típico desta espécie.




O local escolhido para a devolução à Natureza foi uma pequena lagoa próxima do sítio onde a ave tinha sido encontrada, por reunir as condições ideais para a espécie e por ser uma zona que o animal provavelmente já frequentaria antes de ter ficado ferido.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Devolução à Natureza de 1 coruja-do-mato no Festival Músicas do Bosque

Devolução à Natureza de 1 gaio na Mata da Cerca com o Club Camões

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Setembro: Estorninho-preto

Devolução à Natureza de 1 águia-d´asa-redonda no aniversário do Parque Natural da Serra da Estrela

Devolução à Natureza de 1 milhafre-preto com o Externato Menino Jesus em Coimbra