quarta-feira, 26 de junho de 2013

Os Malmequeres visitaram o CERVAS!


No dia 25 de Junho de 2013 "Os Malmequeres", de Leiria, realizaram uma visita ao CERVAS.


O grupo de cerca de 20 pessoas teve oportunidade de conhecer as diferentes instalações do centro e as espécies que ingressam com maior frequência.


Durante a actividade foi possível apresentar as principais características e problemas de conservação da fauna selvagem autóctone, recorrendo ao material do educação ambiental do CERVAS.


Os visitantes também tiveram a oportunidade de proceder à devolução à Natureza de um melro-preto (Turdus merula) e um pombo-torcaz (Columba palumbus) que estavam em recuperação.


O melro tinha sido apreendido pelo SEPNA/GNR a um particular que o mantinha em cativeiro ilegal e o pombo tinha sido encontrado após queda do ninho, tendo sido criado "à mão" desde muito pequeno.


video


Após a visita realizou-se uma saída de campo para observação de aves num percurso que teve início junto da zona do CERVAS e do Parque Ecológico de Gouveia.


Esta parte da actividade teve como objectivo despertar o interesse pela identificação de aves, visual e auditivamente, bem como o gosto pelos passeios em contacto com a Natureza.



Apesar do calor foi possível registar a presença de cerca de duas dezenas de espécies de aves e houve oportunidade para prolongadas observações de algumas delas, com destaque para a águia-cobreira (Circaetus gallicus) e a águia-d´asa-redonda (Buteo buteo).


O CERVAS agradece todo o interesse e entusiasmo dos Malmequeres demonstrado durante a visita bem como o apoio prestado ao trabalho do centro e mantém a disponibilidade para futuras acções em parceria.

Sem comentários: