Devolução à Natureza de 6 aves selvagens em Porto da Carne


No dia 8 de Abril de 2013 o CERVAS participou numa acção de educação ambiental no Centro Escolar do Vale do Mondego, em Porto da Carne, Guarda.


Esta acção foi organizada pelo SEPNA/GNR da Guarda em parceria com a escola e teve como temática principal a problemática do cativeiro ilegal de aves protegidas.


A primeira parte consistiu numa breve apresentação e jogo dinamizado por elementos da GNR com as crianças, seguida de uma breve intervenção do CERVAS na fase final para apresentar o seu trabalho a alunos, professores e pais que estavam presentes.


Depois, já no exterior, foi realizada uma breve sessão sobre as aves que viriam a ser libertadas, 4 pintassilgos (Carduelis carduelis) e 2 melros-pretos (Turdus merula).


Estas 6 aves, pertencentes a duas das espécies que mais sofrem com o cativeiro ilegal, tinham sido resgatadas a particulares que as mantinham em suas casas.


Após avaliação, alimentação e treino nas instalações do CERVAS, estes animais foram devolvidos à Natureza numa zona próxima a campos agrícolas e olival, um habitat adequado para ambas as espécies.


O CERVAS agradece e enaltece o trabalho que o SEPNA/GNR tem vindo a desenvolver na região no que diz respeito ao combate ao cativeiro ilegal e está sempre disponível para continuar a colaborar em acções futuras que promovam a educação ambiental relacionada com as espécies autóctones.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Espécie do mês de Março: Morcego-anão

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Fevereiro: Gavião