Devolução à Natureza de uma garça-real em Vila Franca das Naves


No dia 8 de Fevereiro de 2013 às 11:30 foi devolvida à Natureza uma garça-real (Ardea cinerea) em Vila Franca das Naves, Trancoso.



Esta acção foi presenciada por alguns habitantes locais, autoridades e ainda alunos e professores da escola EB1,2,3 de Vila Franca das Naves.



A garça tinha sido encontrada por habitantes locais, dentro de um tanque numa propriedade agrícola, que a recolheram e encaminharam para o CERVAS através do SEPNA-GNR de Pinhel.


A ave apresentava lesões numa das asas provavelmente causadas por colisão contra alguma estrutura. A recuperação consistiu em tratamento das lesões e repouso numa fase inicial, e finalmente um período de treino de voo numa jaula de grandes dimensões.


O local escolhido para a devolução à Natureza era próximo daquele onde a ave tinha sido encontrada, junto a campos agrícolas e uma linha de água.



O CERVAS agradece o interesse de todas as pessoas presentes e está disponível para a realização de futuras acções de sensibilização ambiental em Vila Franca das Naves, em cooperação com entidades locais.




Poderá encontrar mais informações sobre a garça-real aqui e aqui.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia

Espécie do mês de Agosto: Mocho-galego