Devolução à Natureza de um corvo-marinho em Ratoeira


No dia 8 de Fevereiro de 2013 foi devolvido à Natureza um corvo-marinho (Phalacrocorax carbo) em Ratoeira, Celorico da Beira.


O local escolhido foi a praia fluvial de Ratoeira, junto ao Rio Mondego, por ser próxima de onde a ave tinha sido encontrada ferida e por reunir as condições necessárias para a espécie.


Antes da libertação foi realizada uma breve sessão de esclarecimento onde foram apresentadas as principais características da espécie e alguns aspectos relacionados com o seu comportamento.


A ave foi devolvida à Natureza pelas pessoas que a tinham encontrado ferida no início de 2013 e que a entregaram de imediato no CERVAS.


No momento do ingresso no centro o corvo-marinho apresentava uma fractura numa das asas, e após tratamento da lesão a ave foi mantida numa jaula que foi adaptada para responder às necessidades desta espécie aquática.


Foi a primeira vez que o CERVAS teve a oportunidade de devolver à Natureza um corvo-marinho, uma ave que é relativamente comum na região durante o Inverno, principalmente nas zonas próximas do Rio Mondego, mas que raramente ingressa em centros de recuperação no interior do país.


O CERVAS agradece de forma especial ao Nuno Ribeiro e família pela rápida recolha e entrega deste animal ferido, o que contribuiu decisivamente para o sucesso da recuperação, e ainda ao José Prata Reis pela cedência destas fotografias.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia

Espécie do mês de Agosto: Mocho-galego