14ª edição do Workshop Prático de Recuperação de Animais Silvestres

Entre os dias 7 e 9 de Dezembro de 2012 a ALDEIA/CERVAS organizou em Gouveia e Seia a 14ª edição do Workshop Prático de Recuperação de Animais Silvestres.


Neste evento estiveram presentes 34 participantes provenientes de diversas zonas do país, com formação maioritariamente nas áreas da Biologia e Medicina Veterinária.



Durante esta edição foram abordados diversos temas, desde a identificação das principais espécies que ingressam em centros de recuperação, à importância do desenho e manutenção de instalações adequadas com a finalidade de melhorar os processos de recuperação.


Desta forma os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho dos centros de recuperação em Portugal e as problemáticas associadas às diferentes espécies protegidas que ingressam nos centros.


Além das apresentações orais decorreu também uma visita ao CERVAS onde os participantes puderam observar de perto alguns dos temas abordados na parte teórica.


No sentido de preparar as partes práticas de captura, manipulação, exame físico e administração de fluidoterapia e medicação foram apresentadas comunicações orais relacionadas com estas temáticas onde foram debatidas as diferentes técnicas que se aplicam nos centros de recuperação de animais silvestres.


No último dia de trabalho os formandos tiveram oportunidade de colocar em prática todo o conhecimento adquirido nos dias anteriores, contactando com cadáveres de animais de diversas espécies, que lhes permitiu praticar as diferentes técnicas abordadas durante o curso.


A ALDEIA/CERVAS agradece ao Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE) por todo o apoio que deu à realização desta edição, bem como à Taverna "A Fonte", Águas Serra da Estrela, Parque Natural da Serra da Estrela e DLCG/CM Gouveia que muito contribuíram para o sucesso desta 14ª edição do Workshop Prático de Recuperação de Animais Silvestres.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia

Espécie do mês de Agosto: Mocho-galego