Saída de campo: Introdução à Identificação de Cogumelos Silvestres. 27 de Outubro de 2012


No dia 27 de Outubro de 2012 a ALDEIA/CERVAS organizou mais uma saída de campo de introdução à identificação de cogumelos silvestres em Gouveia.


Durante esta actividade os participantes tiveram oportunidade de contactar com uma grande variedade de espécies de cogumelos silvestres em diferentes habitats do concelho de Gouveia.


Durante a manhã a actividade decorreu em bosques dominados por carvalhos e castanheiros na periferia de Gouveia, e os participantes receberam formação sobre os conceitos básicos de recolha e identificação de cogumelos silvestres.


À medidas que se iam detectando diferentes exemplares as espécies eram identificadas no local, sempre que possível, e alguns cogumelos eram recolhidos em cestos para posterior identificação com recurso a bibliografia especializada.


Durante o almoço foi possível introduzir também alguns conceitos relacionados com a utilização de cogumelos silvestres na gastronomia, com apresentação de um exemplo prático, uma bola de Boletus edulis, Boletus pinicola e Marasmius oreades.


Durante a tarde foram percorridas algumas zonas de bosque de altitude dominados por bétulas, próximas do Mondeguinho, uma área do Parque Natural da Serra da Estrela que durante esta época do ano sofre uma enorme pressão de apanha descontrolada de diversas espécies de cogumelos silvestres.


No final do dia procedeu-se à identificação de todos os cogumelos recolhidos, tendo sido possível até ao momento registar cerca de 75 espécies diferentes.

A próxima saída de campo decorrerá no dia 11 de Novembro e toda a informação pode ser encontrada aqui

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia

Espécie do mês de Agosto: Mocho-galego