Devolução à Natureza de 3 grifos em Figueira de Castelo Rodrigo


No dia 20 de Outubro de 2012 às 13h foram devolvidos à Natureza 2 grifos (Gyps fulvus) em Algodres, Figueira de Castelo Rodrigo.


Esta acção decorreu na Reserva da Faia Brava, e fez parte do programa de actividades do FAIA BRAVA FEST promovido pela Associação Transumância e Natureza


Ambas as aves eram juvenis que ingressaram no CERVAS após terem sido recolhidas por particulares em estado de grande debilidade/desnutrição e foram encaminhadas para o centro pelas equipas do SEPNA/GNR de Viseu e Mangualde.



Estes abutres estiveram em recuperação durante cerca de 1 mês e meio tendo passado por uma fase inicial de hidratação e alimentação para recuperação da condição física, seguida posteriormente de fases de treino de voo e musculação numa jaula de grandes dimensões em conjunto com outros grifos e outras aves necrófagas para socialização.



Anteriormente, no dia 30 de Setembro ao final da tarde já tinha sido devolvido à Natureza outro grifo junto ao santuário de Santo André das Arribas, em Almofala, Figueira de Castelo Rodrigo.


Esta ave era também um indivíduo juvenil recolhido em condições semelhantes aos anteriores e encaminhado para o CERVAS através do SEPNA/GNR da Guarda.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Devolução à Natureza de 1 coruja-do-mato no Festival Músicas do Bosque

II passeio de observação de aves e devolução à Natureza de 1 milhafre-preto em Marmeleira, Mortágua.

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Devolução à Natureza de 1 gaio na Mata da Cerca com o Club Camões

Devolução à Natureza de um tartaranhão-ruivo-dos-pauis na Figueira da Foz

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Setembro: Estorninho-preto