CERVAS devolve águia-de-asa-redonda à Natureza no Festival Tempo d´Aldeia


No dia 30 de Setembro de 2012 o CERVAS participou no Festival Tempo d´Aldeia em S. Pedro de Rio Seco, Almeida.


Este evento decorreu entre 26 e 30 de Setembro e apresentou um programa diversificado com palestras, exposições, cinema, contadores de histórias, música e vários workshops sobre várias temáticas relacionadas com Natureza e vida rural.


No último dia de festival, durante a tarde, a ALDEIA/CERVAS dinamizou um workshop de Educação Ambiental sobre Fauna Selvagem durante o qual apresentou informação sobre diferentes espécies e respectivos aspectos da sua ecologia e problemas de conservação.


De seguida, procedeu-se à devolução à Natureza de uma águia-de-asa-redonda, com a participação de cerca de 80 participantes no festival, na periferia da aldeia de S. Pedro de Rio Seco.


Esta ave tinha sido apreendida pelo SEPNA/GNR da Guarda a um particular que a mantinha em cativeiro ilegal, em conjunto com outra ave da mesma espécie, que entretanto também já tinha sido libertada.



O processo de recuperação da ave consistiu na melhoria da plumagem, treino de voo e caça e socialização em conjunto com outras aves de rapina, tendo demorado cerca de 6 meses.


O local escolhido reunia boas condições para esta espécie pois estava próximo de campos agrícolas e linhas de água com reduzida perturbação humana.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Espécie do mês de Agosto: Mocho-galego

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia