terça-feira, 31 de julho de 2012

Devolução à Natureza de um açor e uma águia-calçada em Oliveira do Hospital


No dia 30 de Julho de 2012 às 15h foi devolvido à Natureza um açor (Accipiter gentilis) em Bobadela, Oliveira do Hospital.


Esta ave de rapina juvenil tinha ingressado no CERVAS através do SEPNA/GNR da Lousã após ter sido recolhida debilitada dentro da povoação por particulares.


Após um curto processo de recuperação que consistiu em alimentação e treino de voo em contacto com outras aves de rapina, o açor foi libertado na periferia de Bobadela, numa zona próxima de áreas agrícolas e florestais, na presença de 20 pessoas.



No mesmo dia, às 17h, em Lagares da Beira, Oliveira do Hospital foi devolvida à Natureza uma águia-calçada (Aquila pennata).


Esta ave de rapina adulta tinha sido atropelada no final de Junho e encaminhada para o CERVAS pelos particulares que a encontraram através do SEPNA/GNR da Lousã e Reserva Natural do Paul da Arzila.


Após pouco mais de um mês de recuperação do traumatismo craniano com posterior treino e musculação a ave foi libertada numa zona florestal próxima da estrada onde tinha sido atropelada, na presença de cerca de 15 pessoas.


1 comentário:

Li... disse...

Para além do trabalho fantástico que se faz aí no CERVAS :) venho aqui felicitar-vos pelas fantásticas fotos que têm tirado :) Não sei quem é o fotógrafo, mas as últimas imagens estão brutais!! (& demonstram a essência das libertações ;)).
Beijinhos para todos*Espero-vos bem*