Devolução à Natureza de um açor e uma águia-calçada em Oliveira do Hospital


No dia 30 de Julho de 2012 às 15h foi devolvido à Natureza um açor (Accipiter gentilis) em Bobadela, Oliveira do Hospital.


Esta ave de rapina juvenil tinha ingressado no CERVAS através do SEPNA/GNR da Lousã após ter sido recolhida debilitada dentro da povoação por particulares.


Após um curto processo de recuperação que consistiu em alimentação e treino de voo em contacto com outras aves de rapina, o açor foi libertado na periferia de Bobadela, numa zona próxima de áreas agrícolas e florestais, na presença de 20 pessoas.



No mesmo dia, às 17h, em Lagares da Beira, Oliveira do Hospital foi devolvida à Natureza uma águia-calçada (Aquila pennata).


Esta ave de rapina adulta tinha sido atropelada no final de Junho e encaminhada para o CERVAS pelos particulares que a encontraram através do SEPNA/GNR da Lousã e Reserva Natural do Paul da Arzila.


Após pouco mais de um mês de recuperação do traumatismo craniano com posterior treino e musculação a ave foi libertada numa zona florestal próxima da estrada onde tinha sido atropelada, na presença de cerca de 15 pessoas.


Comentários

Li... disse…
Para além do trabalho fantástico que se faz aí no CERVAS :) venho aqui felicitar-vos pelas fantásticas fotos que têm tirado :) Não sei quem é o fotógrafo, mas as últimas imagens estão brutais!! (& demonstram a essência das libertações ;)).
Beijinhos para todos*Espero-vos bem*

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Dezembro: Fuinha

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Devolução à Natureza de 1 gaio na Mata da Cerca com o Club Camões

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Devolução à Natureza de 1 coruja-do-mato no Festival Músicas do Bosque

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Devolução à Natureza de 1 milhafre-preto com o Externato Menino Jesus em Coimbra

Devolução à Natureza de 1 águia-d´asa-redonda no aniversário do Parque Natural da Serra da Estrela

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro