Devolução à Natureza de uma águia-de-asa-redonda na 2ª Maratona BTT


No dia 17 de Junho de 2012 o CERVAS participou com diversas actividades na 2ª Maratona BTT que se realizou em Gouveia e que foi organizada pelo Instituto de Gouveia (IG).


Entre as 9h e as 12h, após o início da prova, foram realizadas várias sessões de educação ambiental para grupos de acompanhantes de participantes no evento, oriundos de várias regiões do país, que assim tiveram oportunidade de conhecer alguns aspectos relacionadas com a ecologia e conservação de fauna selvagem da Serra da Estrela, bem como o trabalho do CERVAS.


No final da manhã, cerca de 45 pessoas tiveram oportunidade de assistir à devolução à Natureza de uma águia-de-asa-redonda (Buteo buteo) que tinha sido recuperada no CERVAS.


Esta ave tinha ingressado no centro após ter sido atropelada e apresentava problemas oculares e comportamentais relacionados com o traumatismo craniano que tinha sofrido. Após cerca de 3 meses de recuperação e treino, a ave foi devolvida à Natureza num espaço florestal próximo de Gouveia, junto das instalações do IG.


Esta águia-de-asa-redonda foi apadrinhada por alunos do IG que não só apoiaram o trabalho do centro dessa forma como têm realizado acções de voluntariado no CERVAS semanalmente, na sequência de anteriores actividades organizadas em parceria.


O CERVAS agradece o convite e todo o apoio e interesse que tem sido manifestado pelo IG e disponibiliza-se para futuras colaborações que contribuam para a formação e educação ambiental dos estudantes.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Espécie do mês de Março: Morcego-anão

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Fevereiro: Gavião