Devolução à Natureza de um açor em Figueiró da Serra


No dia 5 de Maio foi devolvido à Natureza em Figueiró da Serra, Gouveia, um açor (Accipiter gentilis) numa acção organizada em conjunto entre a ALDEIA/CERVAS e a organização do 4º Encontro de Veículos Clássicos de Gouveia - Serra da Estrela.


Esta ave de rapina diurna tinha ingressado no CERVAS em Agosto de 2011 após ter sofrido um trauma que lhe provocou fracturas em ambas as asas. Além disso, o jovem açor apresentava lesões orais causadas por tricomoníase, uma doença parasitária que afecta algumas espécies de aves.


Após cerca de 9 meses de tratamento que consistiu em imobilização de membros afectados, tratamento de lesões, enxerto de todas as penas da cauda e finalmente treino e musculação, este macho de açor foi devolvido à Natureza pela Sra. Presidente de Junta de Freguesia de Figueiró da Serra, em conjunto com cerca de 80 pessoas.


Foi escolhida para a libertação uma zona agrícola próxima de áreas de bosque na periferia da aldeia onde decorria mais uma etapa do evento promovido pela AssociaSão Julião - Serra a Fundo que durante o dia percorreu diversas localidades de Gouveia.



O CERVAS agradece novamente a disponibilidade e apoio das entidades organizadoras do evento e deseja continuar a desenvolver iniciativas conjuntas, à semelhança de anos anteriores, com o objectivo de contribuir para a divulgação da importância da conservação da fauna selvagem.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Espécie do mês de Agosto: Mocho-galego

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia