7 de Dezembro de 2011: devolução à Natureza de 2 mochos-galegos

7 de Dezembro de 2011
17:30, Escola Básica de Refúgio, Covilhã - Devolução à Natureza de um mocho-galego

Este mocho-galego (
Athene noctua) foi encontrado ferido no dia 16 de Novembro e ingressou no CERVAS alguns dias depois, entregue pelo particular que o encontrou junto de uma estrada, após ter sido atropelado.


A ave não apresentava lesões graves, foi alimentada e treinada em conjunto com outros mochos-galegos e foi devolvida à Natureza num local próximo daquele onde foi encontrada, junto à Escola Básica 1º Ciclo de Refúgio, na Covilhã.



Antes da devolução do mocho-galego à Natureza foram realizadas duas palestras para grupos de alunos de diferentes idades, onde foi disponibilizada informação sobre as aves de rapina nocturnas que existem em Portugal, desde aspectos relacionados com a sua ecologia até aos problemas de conservação, com destaque para a espécie que os alunos iriam conhecer de perto alguns minutos mais tarde.


Ao final da tarde, perante cerca de 140 pessoas, desde habitantes locais e professores a alunos e alguns pais, a ave foi libertada num local próximo de uma linha de água com campos agrícolas, próximo da zona onde tinha sido encontrada ferida.




O CERVAS deixa um agradecimento especial ao Jorge Bento e à Cati pela colaboração, desde a entrega da ave ferida e até ao apoio na preparação da acção de devolução à Natureza.



7 de Dezembro de 2011
19:15, Seia - Devolução à Natureza de um mocho-galego

Este mocho-galego (Athene noctua) foi recolhido no dia 1 de Novembro por particulares que o retiraram de uma armadilha para aves e o entregaram a um agente da GNR de Seia.


Não foram detectadas lesões durante o exame efectuado na altura do ingresso mas a ave estava debilitada e magra, pelo que se procedeu à recuperação do seu estado físico através de alimentação adequada à espécie e treino de voo e caça em contacto com outros mochos-galegos.



O local da libertação era relativamente próximo daquele onde foi encontrado, junto de campos agrícolas, bosques e uma linha de água.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia

Espécie do mês de Agosto: Mocho-galego