sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

22 e 23 de Dezembro de 2011: devolução à Natureza de 1 fuinha e 2 gaivotas-de-asa-escura


22 de Dezembro de 2011, 17:00
Gouveia - devolução à Natureza de uma fuinha

Esta fuinha (
Martes foina) ingressou no CERVAS no dia 16 de Novembro depois de ter sido atropelada. O animal foi encontrado ferido numa estrada por um particular que o entregou ao SEPNA-GNR, num estado de descoordenação motora e aparente cegueira.


Após recuperação, a fuinha foi devolvida à Natureza num local que reunia as condições adequadas para a espécie.


23 de Dezembro de 2011, 15:30
Coimbra - devolução à Natureza de duas gaivotas-de-asa-escura

Estas gaivotas-de-asa-escura (Larus fuscus) foram encontradas por particulares que as encontraram na cidade de Coimbra e as entregaram à Reserva Natural do Paul da Arzila que as encaminhou para o CERVAS. Após tratamento das lesões, alimentação e treino de voo, bem como contacto com outras gaivotas, ambas foram libertadas num local frequentado por centenas de gaivotas de várias espécies, próximo da Mata Nacional do Choupal.



Uma das gaivotas-de-asa-escura, juvenil, ingressou no dia 8 de Novembro e apresentava uma extensa ferida no pescoço e estava muito magra.


A outra ave, da mesma espécie mas de 2º Inverno, ingressou no dia 8 de Dezembro, sem lesões, muito magra e debilitada.


Para além das anilhas metálicas habituais, também foram colocadas em ambas as gaivotas anilhas em PVC (F104 e F105 pretas) tal como já vem sendo realizado no RIAS, com interessantes resultados, que permitirão a identificação destes indivíduos por parte de observadores de aves, a quem solicitamos desde já o envio de informações.

Sem comentários: