23 de Novembro de 2011: devolução à Natureza de 1 açor e 3 grifos


23 de Novembro de 2011, Quarta-feira.
16:00, Manteigas - Devolução à Natureza de um açor

Este açor (Accipiter gentilis) fêmea juvenil tinha ingressado no CERVAS após ter sido recolhido por um particular que o tinha capturado dentro de um galinheiro. Durante o exame físico detectou-se que a ave estava num estado muito grave de caquéxia e procedeu-se à hidratação e alimentação necessária para a recuperar.

A devolução da ave à Natureza foi realizada num local adequado à espécie, durante uma acção de comemoração do Dia da Floresta Autóctone na qual participaram cerca de 60 pessoas.


A acção foi promovida pelo Município de Manteigas em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Manteigas, Externato Nossa Senhora de Fátima, Escola Profissional de Hotelaria de Manteigas, Sapadores Florestais do Concelho, Autoridade Florestal Nacional e Parque Natural da Serra da Estrela.




O CERVAS agradece mais uma vez o convite e o apoio do Município de Manteigas em mais esta acção de sensibilização ambiental.



23 de Novembro de 2011, Quarta-feira.
11:00, Malcata - Devolução à Natureza de três grifos


Estes três grifos (Gyps fulvus) tinham sido recolhidos por equipas do SEPNA/GNR e vigilantes da Natureza de áreas protegidas em diversos locais do distrito da Guarda e apresentavam-se muito desnutridos no momento do ingresso no CERVAS.


Após cerca de 2 meses de recuperação, com alimentação e treino adequados foram devolvidos à Natureza na Reserva Natural da Serra da Malcata, num local frequentado por uma grande quantidade de animais da mesma espécie.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Espécie do mês de Agosto: Mocho-galego

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia