8 de Agosto de 2011: CERVAS no Há Volta e devolução à Natureza de um andorinhão-preto

8 de Agosto de 2011,Segunda-feira
15:30- Devolução à Natureza de um andorinhão-preto
S. Pedro, Gouveia


A convite do programa Há Volta da RTP e do Município de Gouveia, no âmbito da passagem pelo concelho da 4ª etapa da 73ª edição da Volta a Portugal em bicicleta, o CERVAS teve a oportunidade de apresentar brevemente o seu trabalho perante a população de Gouveia presente no local onde decorria o programa, bem como para quem assistia ao mesmo através da televisão.


No final da intervenção do CERVAS, procedeu-se à libertação de um andorinhão-preto (Apus apus) juvenil que tinha sido recolhido em Santiago, Seia, devido a queda do ninho. Esta ave tinha permanecido durante 20 dias no centro, onde recebeu alimentação específica e treinos de musculação, bem como contacto com outras aves semelhantes.



A ave foi libertada por Isabel Figueira, apresentadora do Há Volta, da RTP, junto de uma colónia de andorinhões-pretos existente em Gouveia. Após uma primeira tentativa, na qual o voo da ave foi demasiado baixo, procedeu-se à libertação a partir de um local mais elevado e tranquilo, e o andorinhão-preto, que foi baptizado de “Falcão”, integrou de imediato a colónia da respectiva espécie.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia

Espécie do mês de Agosto: Mocho-galego