4 e 5 de Agosto de 2011: Devolução à Natureza de cuco-canoro e noitibó-cinzento

4 de Agosto de 2011, Quinta-feira
16:00 - Devolução à Natureza de um cuco-canoro (Cuculus canorus)
S. Pedro, Gouveia


Este cuco-canoro (Cuculus canorus) juvenil ingressou no CERVAS após ter sido recolhido por um particular que o encontrou dentro de um tanque, após ter sido perseguido por um gato. Após cerca de 10 dias de permanência no centro, onde foi hidratado e alimentado, com todos os necessários cuidados com a frágil plumagem, a ave foi devolvida à Natureza num local relativamente próximo daquele onde tinha sido encontrado, próximo de uma área florestal rodeada de zonas agrícolas.


No momento da libertação estavam presentes cerca de 10 pessoas, entre técnicos, estagiários e voluntários do CERVAS, tendo o cuco sido baptizado como "Pinóquio".




5 de Agosto de 2011, Sexta-feira

21:00 - Devolução à Natureza de um noitibó-cinzento (Caprimulgus europaeus)
S. Pedro, Gouveia

Este noitibó-cinzento (ou noitibó da Europa) (Caprimulgus europaeus) adulto ingressou no CERVAS após ter sido atropelado e recolhido por um particular, que o encaminhou de imediato através de técnicos do centro. No momento do ingresso apresentava hemorragias nas narinas e no interior da boca, bem como desidratação e debilidade.


Após cerca de 7 dias de permanência no centro, onde foi hidratado, alimentado e treinado a voar novamente, com os devidos cuidados com a frágil plumagem, que estava em excelente estado desde o momento em que a ave ingressou, foi possível proceder à devolução à Natureza num local próximo de uma área florestal rodeada de zonas agrícolas.


No momento da libertação estavam presentes cerca de 10 pessoas, entre técnicos, estagiários e voluntários do CERVAS, tendo o noitibó sido baptizado como "Borboleta".



Comentários

Fábia Azevedo disse…
Muito bom terem conseguido recuperar um cuco!! Excelente trabalho!

Bjinhos
Fábia

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Espécie do mês de Março: Morcego-anão

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Fevereiro: Gavião