28 de Agosto de 2011: Devolução à Natureza de peneireiro-vulgar e águia-calçada


28 de Agosto de 2011, Domingo
9:30 - Devolução à Natureza de um peneireiro-vulgar (Falco tinnunculus).

Este peneireiro-vulgar (Falco tinnunculus) ingressou no CERVAS devido a colisão contra uma vedação de arame farpado e foi encontrado por um particular que o encontrou pendurado por uma das asas.


O animal foi encaminhado para o centro através de vigilantes da Natureza de áreas protegidas e o processo de recuperação passou por tratamento das feridas, alimentação e contacto com animais da mesma espécie durante a fase de treino de voo.


A ave foi devolvida à Natureza junto ao Castelo de Linhares perante cerca de 60 pessoas, sendo grande parte delas participantes numa etapa do XC Open World Series, um evento de parapente, bem como de alguns habitantes locais e autoridades.


O CERVAS agradece todo o apoio e colaboração da Câmara Municipal de Celorico da Beira e da empresa Wind na dinamização da acção.





28 de Agosto de 2011, Domingo

16:30 - Devolução à Natureza de uma águia-calçada (Aquila pennata)

Esta águia-calçada (Aquila pennata) ingressou no CERVAS a 28 de Maio de 2011, após ter sido electrocutada num poste em S. Pedro, Celorico da Beira. A ave foi encontrada e recolhida por um particular logo após o acidente e encaminhada de forma muito célere para o SEPNA-GNR da Guarda, que a entregou ao CERVAS.

Aspecto da asa afectada, antes e depois do processo de recuperação

A rapidez do processo levado a cabo pelo particular e autoridades foi decisiva no sucesso deste caso, tendo facilitado muito o processo de tratamento das feridas numa das asas, que, nos casos de electrocussão, como este, são geralmente muito graves e de difícil tratamento.


Durante a acção estiveram presentes cerca de 20 pessoas, incluindo a família que encontrou a ave ferida na sua quinta. A ave foi devolvida à Natureza num local muito próximo de onde tinha sido encontrada, junto ao rio Mondego.


O CERVAS gostaria de deixar um agradecimento especial ao Nuno Ribeiro, pela ajuda na divulgação, bem como à Câmara Municipal de Celorico da Beira e ao restaurante Escorropicha Ana! pela colaboração na dinamização da acção.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia

Espécie do mês de Agosto: Mocho-galego