Devolução à natureza de sapo-comum e melro-preto

18 de Agosto de 2011, Quinta-feira
22:00 - Devolução à Natureza de um sapo-comum (Bufo bufo)


Um sapo-comum (Bufo bufo) tinha sido entregue no CERVAS por um particular após ter sido encontrado com hemorragias e inflamação num dos olhos, possivelmente causadas por um atropelamento, em Oliveira do Hospital.


Após cerca de 10 dias em recuperação no CERVAS, onde recebeu tratamento específico para as lesões, o animal foi libertado num local próximo de onde tinha sido encontrado, pelos particulares que o tinham recolhido.


Os ingressos de anfíbios no CERVAS têm sido raros, sendo este apenas o segundo sapo-comum que ingressou vivo no centro. A experiência ao nível do maneio e tratamento de anfíbios é ainda muito reduzida, no entanto, torna-se cada vez mais necessária, dada a maior sensibilização das pessoas, que cada vez mais tentam colaborar na recuperação de animais selvagens protegidos, independentemente do tipo de espécie. Os anfíbios são dos grupos mais ameaçados a nível mundial, pelo que os centros de recuperação devem também desempenhar um papel activo na sensibilização para as ameaças e problemas de conservação destes animais.

Conheça melhor o sapo-comum aqui.


20 de Agosto de 2011, Sábado
11:00 - Devolução à Natureza de um melro-preto (Turdus merula)

Um melro-preto (Turdus merula) ingressou no CERVAS após colisão com uma estrutura, provavelmente uma janela ou porta de vidro e foi recolhido por técnicos do Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE), em Seia. No exame físico não foram detectadas lesões graves, apenas ligeira descoordenação motora, pelo que a recuperação do animal foi realizada em 3 dias e consistiu em repouso, alimentação e posterior treino de voo.


A devolução à Natureza foi efectuada por técnicos e voluntários do CERVAS dentro dos terrenos do centro, junto a uma linha de água, num local adequado para a espécie.



Conheça melhor o melro-preto aqui.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

A empresa Alvespets apoia o CERVAS na recuperação de aves selvagens insectívoras

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Dezembro: Fuinha

O CERVAS recebeu a visita de estudantes de Medicina Veterinária da Escola Universitária Vasco da Gama

24ª edição do Workshop Prático de Recuperação de Animais Silvestres decorreu na Escola Superior Agrária de Coimbra

Espécie do mês de Setembro: Estorninho-preto