quarta-feira, 20 de abril de 2011

14 e 15 de Abril de 2011: CERVAS no Acampamento na Quinta do Adamastor


Nos passados dias 14 e 15 de Abril, de quinta para sexta-feira, os alunos do 4º e 6º anos do Agrupamento de Escolas de Gouveia fizeram um acampamento na Quinta do Adamastor em Figueiró da Serra, organizado pelo Agrupamento de Escolas de Gouveia e pela empresa 'Salema & Merca'.

Entre outras entidades, o CERVAS foi uma das que dinamizou actividades para os alunos durante os dois dias de acampamento.

14 de Abril de 2011, Quinta-feira
14:00h - Educação ambiental para os alunos que participaram no acampamento
Quinta do Adamastor - Figueiró da Serra, Gouveia

Durante a tarde cerca de 90 crianças formaram oito equipas que passaram por vários ateliers dinamizados por diferentes entidades e que abordaram temas como o desporto, as artes e a natureza e ambiente.





Com recurso ao kit de Educação Ambiental, o CERVAS teve em exposição material biológico diverso com o qual foi possível mostrar às crianças qual o trabalho e objectivos de um centro de recuperação de animais selvagens e explicar-lhes algumas das características dos animais que lhes permitem ocupar diferentes nichos ecológicos.



Os alunos também tiveram oportunidade de ficar a conhecer algumas das causas de ingresso mais comuns de animais em centros de recuperação, aprenderam o que fazer se um dia encontrarem um animal selvagem ferido e, através de um jogo, eles próprios analisaram diferenças entre algumas espécies de aves de rapina e discutiram-nas com os colegas da equipa.



Foi uma tarde bem passada e em muito boa companhia onde as crianças puderam perceber alguns dos perigos com que os animais selvagens se deparam, e também conheceram um pouco melhor a fauna selvagem que os rodeia.

15 de Abril de 2011, Sexta-feira
16:30h - devolução à natureza de uma águia-calçada (Aquila pennata)
Quinta do Adamastor - Figueiró da Serra, Gouveia


Esta ave é uma fêmea adulta que ingressou no CERVAS em Julho de 2010. Foi encontrada por um particular e encaminhada para o CERVAS pelos vigilantes da natureza do PNSE - Parque Natural da Serra da Estrela. No momento do seu ingresso esta ave encontrava-se incapaz de voar e apresentava uma luxação na asa esquerda, lesões compatíveis com electrocussão. O seu processo de recuperação passou pelo tratamento dessas lesões, por uma alimentação adequada, em treinos de voo e de caça e no contacto com animais da mesma espécie.


Esta é uma espécie migratória estival, que passa em Portugal a época da Primavera e Verão que corresponde à sua época de reprodução, daí a sua devolução à natureza se realizar nesta altura do ano em que já é possível ver animais da mesma espécie a sobrevoar a serra da estrela. Além disso o local da libertação reúne as condições necessárias aos requisitos ecológicos desta espécie.



No momento de devolução à natureza desta ave estiveram presentes cerca de 120 pessoas, entre as quais se encontravam os alunos que participaram no acampamento e os seus pais, professores do AEGVA - Agrupamento de Escolas de Gouveia e a organização do evento. A ave foi baptizada de 'Adamastor' como forma simbólica de agradecimento aos proprietários da Quinta do Adamastor que tornaram possível a realização deste acampamento.

video


A equipa do CERVAS quer desde já agradecer ao agrupamento de escolas de Gouveia, em particular à Prof.ª Isabel e à Prof.ª Amélia, e à Quinta do Adamastor pelo convite para participar neste evento e pela simpatia com que nos receberam.

Sem comentários: