Curso Prático de Construção, Gestão e Monitorização de Charcos para a Vida Selvagem


Nos passados dias 12 e 13 de Março de 2011 teve lugar o Curso Prático de Construção, Gestão e Monitorização de Charcos para a Vida Selvagem promovido pela Associação ALDEIA no âmbito do CERVAS.

A realização deste curso teve como objectivo a divulgação da campanha 'Charcos com Vida' que pretende incentivar a descobrir, valorizar e investigar os charcos e a sua biodiversidade. É proposto a realização de um conjunto de actividades de exploração científica e pedagógica, que visam contribuir para o conhecimento da biodiversidade e importância destes habitats, bem como sensibilizar e mobilizar a comunidade escolar e local para a preservação dos charcos enquanto reservatórios de biodiversidade e laboratórios vivos.



Os charcos são ecossistemas aquáticos de pequena ou média dimensão que suportam uma elevada biodiversidade ao nível de diversos grupos de seres vivos e encontram-se em acentuado declínio em toda a Europa devido a pressões humanas diversas. Sendo assim, este workshop surgiu no âmbito do projecto ‘Charcos com Vida’ do CIBIO-Div e visa a fomentação para a construção de charcos, proporcionando os conhecimentos básicos sobre o seu ciclo de vida, a fauna e flora associada, e a sua construção e impermeabilização.



Durante o primeiro dia da actividade foi dado a conhecer aos participantes as diferentes características de um charco e a vida selvagem que está associada a ele. Já no final do dia realizaram uma saída de campo para caracterizarem e inventariarem um charco e também realizaram uma saída nocturna para observação de fauna num tanque, onde se encontraram várias espécies de anfíbios.



No dia 13, os participantes tiveram a oportunidade de aplicar alguns dos conhecimentos adquiridos para construir um charco, no entanto, no local onde era proposto a sua construção já se encontrava uma pequena massa de água, coberta de vegetação pelo que não foi necessária a impermeabilização do local, tendo-se feito apenas o trabalho de recuperação desse charco. Removeram-se algumas plantas, transplantaram-se outras e aumentou-se a massa de água. No final o local ficou com um aspecto muito mais agradável e mais propício à instalação da vida selvagem diversa.





No total estiveram presentes 33 participantes (incluindo convidados, formadores e organização) de diversas áreas e formações. Do CIBIO-Div estiveram presentes 4 formadores, Armando Alves, Jael Palhas, José Teixeira e Vasco Flores Cruz, responsáveis pela implementação da Campanha 'Charcos com Vida' e aos quais agradecemos o seu contributo.



A organização gostaria também de agradecer às diferentes entidades que apoiaram a realização deste evento: Quinta da Caramuja pela cedência do local para construção do charco, DLCG - Empresa Municipal de Gouveia, Câmara Municipal de Gouveia pela cedência do Auditório da Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira, Sumol-Compal - Águas da Serra da Estrela, restaurante 'A Fonte'.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Espécie do mês de Agosto: Mocho-galego

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia