Libertação: 19 de Janeiro de 2011

19 de Janeiro de 2011, Quarta-feira
Devolução à natureza de uma águia-de-asa-redonda (Buteo buteo)
14.00h - Junto ao Campo de Futebol, Canas de Senhorim - Nelas



Esta é uma ave juvenil, macho, que foi encontrada por um particular e posteriormente recolhida e encaminhada para o CERVAS. No momento do seu ingresso apresentava uma fractura na asa esquerda resultado de um trauma de origem desconhecida. O seu processo de recuperação consistiu no tratamento da lesão, e numa alimentação adequada para que alcançasse uma óptima condição física. Realizou treinos de voo e caça e esteve em contacto com animais da mesma espécie. A sua devolução à natureza realizou-se num local que reúne as condições adequadas à espécie.


No momento de devolução à natureza estiveram presentes cerca de 90 pessoas, desde crianças a idosos, entre as quais representantes da Câmara Municipal de Nelas, o Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Canas de Senhorim, e o Sr. Director e o Sr. Sub-director da Escola EB 2,3/S Engº Díonisio Augusto Cunha. Também estiveram presentes o Centro Social e Paroquial de Canas de Senhorim, o Centro Escolar de Canas de Senhorim e vários alunos e professores da Escola EB 2,3/S Engº Díonisio Augusto Cunha, elementos do SEPNA-GNR de Mangualde e particulares. Uma equipa da SIC - delegação de Viseu - fez a cobertura da actividade, assim como o media local, Jornal de Canas de Senhorim. A ave foi libertada num local ideal que reúne as características essenciais aos requisitos ecológicos da espécie, foi baptizada de 'Dionísio'.



O CERVAS agradece ao Sr. Director da Escola EB 2,3/S Engº Díonisio Augusto Cunha e ao Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Canas de Senhorim pela gentileza, cortesia e interesse com que receberam os técnicos do centro.



Veja aqui a reportagem realizada pela SIC - (minuto 23'33'')



Fique a conhecer um pouco mais sobre esta espécie aqui.


Sessão de Educação Ambiental
15.30h - Palestra e oficina de educação ambiental, Canas de Senhorim - Nelas
"Clube da Floresta" - Escola EB 2,3/S Engº Díonisio Augusto Cunha

Durante a tarde, após a devolução à natureza da águia-de-asa-redonda, os técnicos do CERVAS desenvolveram uma apresentação para os alunos do "Clube da Floresta" da Escola EB 2,3/S Engº Díonisio Augusto Cunha , onde se abordaram temas como o trabalho, funcionamento e objectivos do CERVAS e a realidade dos centros de recuperação de fauna selvagem em Portugal. Ainda, recorrendo ao Kit de Educação Ambiental do CERVAS, foi dado a conhecer aos participantes um pouco mais da diversidade de fauna autóctone existente em Portugal.



O CERVAS agradece ao "Clube da Floresta" o interesse demonstrado nesta temática e o convite para a realização desta actividade.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia

Espécie do mês de Março: Morcego-anão