Visita ao CERVAS de alunos de Biologia da Universidade de Aveiro

Entre os dias 3 e 5 de Dezembro de 2010 o CERVAS recebeu alunos da Licenciatura de Biologia da Universidade de Aveiro. Esta visita foi realizada no âmbito da disciplina de Ornitologia, tendo sido acompanhados pelo responsável da mesma, Prof. António Luís. Durante o fim-de-semana foram realizadas diferentes actividades, tendo começado por uma visita ao CERVAS na sexta-feira com o intuito de mostrar o trabalho realizado no centro de recuperação. No final do dia foi ainda realizada uma saída de campo para detecção de aves de rapina nocturnas, com demonstração da metodologia normalmente utilizada para detecção destas aves, tendo sido ouvida uma coruja-do-mato (Strix aluco).


No sábado de manhã foi realizada uma saída de campo pelos lameiros de S. Paio (Gouveia), de forma a dar oportunidade aos alunos de aumentar a sua experiência na observação e identificação de aves, tendo sido observadas o abibe (Vanellus vanellus), tarambola-dourada (Pluvialis apricaria), cartaxo-comum (Saxicola torquatus), peneireiro-vulgar (Falco tinnunculus), pisco-de-peito-ruivo (Erithacus rubecula), pardal-francês (Petronia petronia) e trigueirão (Emberiza calandra), entre outros. Da parte da tarde planeava-se ir até à Serra, a locais de maior altitude, mas devido à neve e vento forte tal não foi possível. Assim, a saída de campo continuou junto ao Rio Mondego, em Ponte Nova (Gouveia). Neste habitat os alunos tiveram oportunidade de observar novas espécies, como por exemplo, o lugre (Carduelis spinus), trepadeira-comum (Certhia brachydactyla), andorinha-das-rochas (Ptyonoprogne rupestris) e guarda-rios (Alcedo atthis).



No último dia da visita, os alunos tiveram a oportunidade de assistir a necrópsias de aves selvagens realizadas por técnicos do CERVAS nas instalações do centro. Através da observação das necrópsias, os alunos puderam constatar ao vivo a teoria aprendida nas aulas em relação a anatomia das aves.


Da parte da tarde foi realizada uma apresentação teórica sobre o CERVAS onde os alunos tomaram conhecimento das espécies que mais ingressam neste centro, bem como as principais causas de ingresso das mesmas e locais de proveniência. Foram também apresentados alguns dos trabalhos já realizados no CERVAS no âmbito de estágios e teses de mestrado. Em seguida foi feita uma breve apresentação do Projecto BARN, não só do trabalho realizado no âmbito do mesmo no concelho de Gouveia, como também do que se encontra programado. Para finalizar esta visita, foi realizado um pequeno quiz com o intuito de testar os conhecimentos adquiridos durante o fim-de-semana na identificação de aves.




Agradecemos ao Prof. António Luís a escolha do CERVAS, dos seus técnicos e colaboradores para transmitir conhecimentos aos seus alunos, quer dentro do centro de recuperação quer nas saídas de campo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Espécie do mês de Março: Morcego-anão

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Fevereiro: Gavião