segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Libertações: 10 de Outubro de 2010

10 de Outubro, Domingo
11:00 - Igreja de Castelo de Penalva
Libertação de uma águia-de-asa-redonda (Buteo buteo)

Esta ave foi encontrada por um particular em Mareco, tendo sido recolhida e entregue no CERVAS pela equipa do SEPNA da GNR de Mangualde. Na altura do seu ingresso neste centro verificou-se que apresentava uma fractura simples na asa direita e o seu processo de recuperação consistiu inicialmente na resolução da lesão, e numa fase posterior em treinos de voo e de caça, bem como no contacto com animais da mesma espécie.


No momento da sua devolução estiveram presentes cerca de 20 pessoas, incluindo representantes do Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Penalva do Castelo e do Clube de Caça e Pesca, juntamente com alguns populares, que baptizaram a ave com o nome de "Esperança".

video

14:00 - Igreja de Santo André, Castelo, Ferreira de Aves
Libertação de uma águia-de-asa-redonda (Buteo buteo)

Esta ave foi encontrada por um particular na freguesia de Sátão, dentro de um tanque com água, numa propriedade agrícola. A ave, que se encontrava numa situação de pré-afogamento, foi entregue à equipa do SEPNA da GNR de Viseu, que procedeu à sua entrega no CERVAS. A ave encontrava-se bastante debilitada, tendo-se verificado a presença de algum líquido nos sacos aéreos. O seu processo de recuperação consistiu em terapia de suporte, de modo a permitir que ocorresse uma remoção do líquido presente, e numa fase posterior, em treinos de voo, de modo a permitir que a ave recuperasse a sua forma física, acompanhados de treinos de caça e no contacto com animais da mesma espécie. A sua devolução à natureza irá decorrer num local próximo da sua origem.


Na sua devolução estiveram presentes cerca de 200 pessoas e a ave foi baptizada de "Zéfi".

video

Sem comentários: