Apoie o trabalho do CERVAS! Faça um donativo para o NIB: 003503540003190733089 (Caixa Geral de Depósitos de Gouveia), ou apadrinhe um animal em recuperação.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Libertação: 11 de Outubro de 2010

11 de Outubro de 2010
19:30 Moimenta da Serra, Gouveia

Libertação de um noitibó-cinzento (Caprimulgus europaeus)


Esta ave foi encontrada por um particular no final do mês de Setembro numa estrada nacional, tendo sido encaminhada até ao CERVAS pela Equipa do SEPNA da GNR da Guarda, apresentando lesões compatíveis com atropelamento. Pelo facto destas lesões não serem muito graves o processo de recuperação acabou por ser relativamente simples e rápido, sendo que a parte mais complicada passava pela alimentação, uma vez que era necessário alimentar na mão de uma forma regular. O que torna este processo complicado é o facto desta espécie perder bastantes penas com o stress e manipulação. Para diminuir essa possibilidade, todo manuseamento da ave foi realizado de um modo bastante cuidadoso, aumentando a possibilidade de se conseguir devolver esta ave à natureza.




No momento da sua devolução estiveram presentes alguns elementos da equipa do CERVAS, tendo a ave sido baptizada de “Póvoas, o Naughty Boy”.


1 comentário:

Anónimo disse...

nome original sim senhor :)
bjinhos e bom trabalho!
Fábia