Libertações: 26 de Agosto

26 de Agosto, Quinta-feira
09:30 - Freguesia de Ruivós (Sabugal)
Libertação de uma cegonha-branca (Ciconia ciconia)

Esta ave foi encontrada dentro da povoação de Ruivós após ter caído do ninho, tendo sido recolhida por um particular, tendo a sua entrega no CERVAS sido feita por um vigilante da Reserva Natural da Serra da Malcata. O seu processo de recuperação envolveu alimentação, de modo a assegurar um correcto desenvolvimento corporal e da plumagem de voo, o contacto com outros animais da mesma espécie de modo a que pudesse adquirir os comportamentos típicos da espécie, bem como treinos de voo de modo a poder fortalecer a sua musculatura.


Na sua devolução à Natureza estiveram presentes cerca de 15 pessoas, entre os quais representantes da Câmara Municipal do Sabugal, da Junta de Freguesia de Ruivós, de orgãos de comunicação social local e de diversos populares. A ave foi apadrinhada por um dos presentes, tendo sido baptizada de "São Gabriel".



11:30 - Freguesia de Freineda (Almeida)
Libertação de uma cegonha-branca

Esta ave ingressou no CERVAS após ter sido encontrada por um particular na localidade de Freineda. A ave terá caído do ninho, tendo sido recolhida e entregue à equipa do SEPNA da GNR de Vilar Formoso, que a encaminhou para o CERVAS. Tal como em outras situações semelhantes, o processo de recuperação deste animal envolveu a alimentação, o contacto com animais da mesma espécie e ainda treinos de voo.

Na sua devolução à Natureza participaram representantes da Junta de Freguesia de Freineda e da Associação de Caçadores que a baptizaram com o nome "Vitória".


14:00 - Freguesia de Vilar Formoso (Almeida)
Libertação de uma cegonha-branca

Esta ave foi encontrada após ter caído do ninho, por um particular que a recolheu, tendo sido posteriormente entregue à equipa do SEPNA de Vilar Formoso, que a encaminhou para o CERVAS. Tal como sucede com todos os animais desta espécie que ingressam por motivo semelhante, o seu processo de recuperação incidiu na alimentação, contacto com outros animais da mesma espécie e treinos de voo.


No momento da sua devolução à natureza estiveram presentes cerca de 10 pessoas, entre as quais representantes da Junta de Freguesia de Vilar Formoso, da Escola Básica do 2º e 3º Ciclo e alguns populares, que baptizaram a ave com o nome de "Formosa".

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia

Espécie do mês de Agosto: Mocho-galego