Libertações: 3 e 4 de Setembro de 2009
Libertação de três grifos (Gyps fulvus)
10h30, Almofala - Figueira de Castelo Rodrigo
Ponto de encontro: Santuário Sto André das Arribas, Almofala
Estas aves foram recolhidas pela equipa do SEPNA de Vilar Formoso em Lagoaça, pela GNR de Seia na Folhadosa e por Vigilantes da Natureza do PNDI em Bemposta, por se encontrarem debilitadas e desnutridas, e encaminhadas para o CERVAS. Aqui sofreram todo o processo de recuperação que consistiu em alimentação para que adquirissem o peso adequado, contacto com aves da mesma espécie e treinos de voo.
Esta acção contou com a presença de cerca de 10 Bombeiros Voluntários de Figueira de Castelo Rodrigo, dos Vigilantes da Natureza do PNDI e elementos do SEPNA de Vilar Formoso.
4 de Setembro de 2009, 6ª feira
Libertação de um Gavião (Accipiter nisus)
9h30, Tourais - Seia
Ponto de encontro: Junta de Freguesia de Tourais
Esta ave foi recolhida por um particular, após ter caído do ninho, e foi entregue no CERVAS pelo mesmo. Aqui sofreu todo o processo de recuperação que consistiu em alimentação para que crescesse e adquirisse o peso adequado, passagem pelo 1º processo de muda de penas, contacto com aves da mesma espécie e treinos de voo e caça.
Esta acção contou com a presença de alguns populares, incluindo o responsável pela recolha e padrinho deste jovem gavião, baptizado de "Elisabete" no momento da libertação.
Libertação de um Gavião (Accipiter nisus)
11h00, Nogueira do Cravo - Oliveira do Hospital
Ponto de encontro: Quartel dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital
Esta ave foi recolhida por elementos dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital, após ter caído do ninho, e foi encaminhada para o CERVAS pela equipa do SEPNA da Lousã. Aqui sofreu todo o processo de recuperação que consistiu em alimentação para que crescesse e adquirisse o peso adequado, passagem pelo 1º processo de muda de penas, contacto com aves adultas da mesma espécie e treinos de voo e caça.
Esta acção contou com a presença de cerca de 20 membros da Associação Arcial, do Veterinário Municipal e do Bombeiro responsável pela recolha desta ave, que foi baptizada de "Sasha".
15h00, Valhelhas - Guarda
Ponto de encontro: Praia fluvial de Valhelhas
Este evento foi desenvolvido em colaboração com a Câmara Municipal da Guarda, no seguimento da atribuição do galardão de Bandeira Azul às Praias Fluviais do Concelho da Guarda e que prevê a realização de várias acções de Educação Ambiental. Com a actividade “Vamos ajudar a vida selvagem”, pretendeu-se sensibilizar os participantes para a problemática da conservação e gestão das populações de animais selvagens, através da libertação de uma ave selvagem recuperada.
Esta acção contou com a presença de cerca de 30 pessoas e de representantes da Câmara Municipal da Guarda. A ave foi baptizada de "Vallecullia", o nome primordial de Valhelhas.
Comentários