sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Libertações: 7 a 11 de Agosto de 2009

CERVAS devolve 14 aves selvagens à Natureza
Libertações em vários locais de Coimbra e Beira Alta

7 a 11 de Agosto de 2009

---> Acção em colaboração com a Reserva Natural do Paúl da Arzila (RNPA):

7 de Agosto de 2009, 6ª feira
Libertação de dois Milhafres-pretos (Milvus migrans), uma Águia-de-asa-redonda (Buteo buteo) e duas Cegonhas-brancas (Ciconia ciconia)
15h30, Casais do Campo, Coimbra
Ponto de encontro: Junto à ponte dos Casais, na estrada da Beira Rio (margem direita do Rio Mondego)

Todas estas aves, com excepção de uma das cegonhas (um individuo já adulto que se encontrava debilitado), terão caído do ninho enquanto juvenis. Foram recolhidas por equipas do SEPNA e pelos Vigilantes da Natureza, entregues na RNPA e encaminhadas para o CERVAS. Neste centro, sofreram o processo de recuperação que consistiu em alimentação para que adquirissem o peso ideal, crescimento e desenvolvimento da plumagem, contacto com aves da mesma espécie e treinos de voo (e de caça, no caso das aves de rapina).


---> Acção do CERVAS inserida nas Festas do Sr. do Calvário - Gouveia 2009:

8 de Agosto de 2009, Sábado
Libertação de uma Águia-de-asa-redonda (Buteo buteo)
15h00, Gouveia
Ponto de encontro: Curral do Negro, Gouveia



---> Acção em colaboração com a Reserva Natural da Serra da Malcata (RNSM):

11 de Agosto de 2009, 3ª feira
Libertação de uma Cegonha-branca (Ciconia ciconia)
10h30, Vila Boa, Sabugal

Esta ave foi recolhida por um Vigilante da Natureza da RNSM no inicio do mês de Julho, por se encontrar debilitada, e encaminhada para o CERVAS. Neste centro, sofreu o processo de recuperação que consistiu em alimentação para que adquirisse o peso ideal, contacto com aves da mesma espécie e treinos de voo.


---> Acções em colaboração com o Parque Natural do Douro Internacional (PNDI):

11 de Agosto de 2009, 3ª feira
Libertação de uma Cegonha-branca (Ciconia ciconia)
10h30, Freineda, Almeida
Ponto de encontro: Igreja Matriz da Freineda

Esta ave foi recolhida pelo SEPNA de Vilar Formoso junto da igreja da Freineda, no inicio do mês de Julho, após ter caído do ninho. Foi encaminhada para o CERVAS e aqui sofreu o processo de recuperação que consistiu em alimentação para que adquirisse o peso ideal, contacto com aves da mesma espécie e treinos de voo.

Esta acção contou com a presença do SEPNA de Vilar Formoso e de vários populares, incluindo as pessoas responsáveis pela recolha da ave.


Libertação de uma Cegonha-branca (Ciconia ciconia)
11h30, Malhada Sorda, Almeida
Ponto de encontro: Capela N. Sra. da Ajuda, Malhada-Sorda

Esta ave foi recolhida do ninho (junto à Capela N. Sra. da Ajuda) pelos Bombeiros Voluntários de Almeida por apresentar um cordel enrolado numa das patas. Foi transportada pelo SEPNA de Vilar Formoso para o CERVAS e aqui sofreu o processo de recuperação que consistiu em tratamento da lesão provocada pelo fio, alimentação para que adquirisse o peso ideal, contacto com aves da mesma espécie e treinos de voo.

Esta acção contou com a presença do SEPNA de Vilar Formoso e de vários populares, incluindo o presidente da Junta de Freguesia de Malhada-Sorda.



Libertação de uma Cegonha-branca (Ciconia ciconia)

12h30, Poço Velho - Nave de Haver, Almeida
Ponto de encontro: Igreja N. Sra. da Conceição, Poço Velho

Esta ave foi recolhida em Poço Velho pelo SEPNA de Vilar Formoso, no dia 16 de Julho, por se encontrar debilitada. Foi encaminhada para o CERVAS e aqui sofreu o processo de recuperação que consistiu em alimentação para que adquirisse o peso ideal, contacto com aves da mesma espécie e treinos de voo.

Esta acção contou com a presença do SEPNA de Vilar Formoso e de vários populares.


Libertação de uma Cegonha-branca (Ciconia ciconia)
14h30, Figueira de Castelo Rodrigo
Ponto de encontro: Igreja de Fig. de Castelo Rodrigo

Esta ave foi recolhida pelos Bombeiros Voluntários de Figueira de Castelo Rodrigo junto da igreja, no inicio do mês de Julho, após ter caído do ninho. Foi transportada pelo SEPNA de Vilar Formoso para o CERVAS e aqui sofreu o processo de recuperação que consistiu em alimentação para que adquirisse o peso ideal, contacto com aves da mesma espécie e treinos de voo.

Esta acção contou com a presença dos Bombeiros Voluntários de Figueira de Castelo Rodrigo, inclusivé da pessoa responsável pela recolha desta ave (na foto) e do nome que lhe foi atribuído: "Pereira".

Fotografia de Daniel Gil - Agência Lusa

Libertação de três Tartaranhões-caçadores (Circus pygargus)
16h00, Vilar Torpim, Fig. de Castelo Rodrigo
Ponto de encontro: Largo do Solar dos Saraivas, Vilar Torpim

Estas 3 aves foram recolhidas por um particular no dia 24 de Junho, durante a ceifa de um campo de cereal (local onde esta espécie constrói o ninho) em Vilar Torpim. Foram encaminhadas para os Vigilantes do PNDI e entregues no CERVAS. Verificou-se que não apresentavam quaisquer lesões. Realizaram então todo o processo de recuperação neste centro, que consistiu em alimentação para que crescessem, desenvolvimento da plumagem e treinos de voo e caça.

Esta acção contou com a presença de vários populares, incluindo as pessoas responsáveis pela recolha destas aves (na foto).

Fotografia de Daniel Gil - Agência Lusa

video

Sem comentários: