Libertações: 21 a 24 de Agosto de 2009

CERVAS devolve 8 aves selvagens à Natureza
Libertações em vários locais dos distritos da Guarda, Viseu, Coimbra e Aveiro

21 de Agosto de 2009, 6ª feira
Libertação de um Milhafre-preto (Milvus migrans)
10h00, Covão do Forno - Seia
Ponto de encontro: Covão do Forno, Seia

Esta ave foi recolhida por um particular por se encontrar debilitada e desnutrida, e encaminhada para o CERVAS. Aqui sofreu todo o processo de recuperação que consistiu em alimentação para que adquirisse o peso adequado, contacto com aves da mesma espécie e treinos de voo e caça.


Este evento foi organizado com a colaboração do Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE) e da EDP e realizado no âmbito das acções que estão a ser desenvolvidas por esta empresa para cobertura de um canal de água onde se verificava elevada mortalidade de fauna. Contou com a presença de cerca de 30 funcionários da EDP, que assistiram deste modo à devolução à Natureza da ave baptizada com o nome "Covão".


22 de Agosto de 2009, Sábado
Libertação de um Mocho-galego (Athene noctua)
21h00, Gouveia
Ponto de encontro: Quinta da Cerca, Gouveia

Este pequeno juvenil foi recolhido no inicio do mês de Julho após ter caído do ninho. Foi encaminhado para o CERVAS onde sofreu todo o processo de recuperação que consistiu em alimentação para que crescesse, desenvolvimento da plumagem, contacto com aves adultas da mesma espécie de modo a aprender os comportamentos próprios e treinos de voo e caça. Deste modo, esta ave encontrava-se agora pronta para ser devolvida à Natureza.

Esta acção foi inserida no Gaudela Star Fest, festival musical realizado com a colaboração da ALDEIA, e contou com a presença de cerca de 30 participantes e organizadores deste evento, bem como elementos das várias bandas. O pequeno "Gaudela", nome pelo qual foi baptizado este mocho, foi libertado pelo baterista da banda cabeça de cartaz, os The Temple.


24 de Agosto de 2009, 2ª feira
Libertação de um Gavião (Accipiter nisus)
8h30, Sta Comba Dão
Ponto de encontro: Posto da GNR de Sta Comba Dão

Esta ave foi recolhida por um particular por se encontrar debilitada e foi encaminhada para o CERVAS pela equipa do SEPNA de Sta Comba Dão. Aqui sofreu todo o processo de recuperação que consistiu em alimentação para que adquirisse o peso adequado, contacto com aves da mesma espécie e treinos de voo e caça.

Foto: EcoClube do Dão


Nesta acção estiveram presentes escuteiros do Agrupamento de Sta Comba Dão, membros do EcoClube do Dão, elementos do SEPNA de Sta Comba e o senhor responsável pela recolha desta ave, que a baptizou com o nome "Aida".

Libertação de um Milhafre-preto (Milvus migrans)
9h00, Treixedo - Sta Comba Dão
Ponto de encontro: Junta de Freguesia de Treixedo


Esta ave foi apreendida em Dezembro de 2008 pelo SEPNA de Sta Comba Dão a um particular que a mantinha em cativeiro ilegal. Foi encaminhada para o CERVAS e aqui sofreu o processo de recuperação que consistiu em alimentação para que adquirisse o peso adequado, processo de muda das penas danificadas por se encontrar em cativeiro, contacto com aves da mesma espécie para que adquirisse os comportamentos próprios e treinos de voo e caça.


Nesta acção estiveram presentes escuteiros do Agrupamento de Sta Comba Dão, membros do EcoClube do Dão e elementos do SEPNA de Sta Comba. A ave foi baptizada com o nome "Billy".

Esta apresentação foi criada pelo EcoClube do Dão e gentilmente cedida ao CERVAS. O nosso sincero agradecimento.

---> Acções em colaboração com a Reserva Natural do Paúl da Arzila (RNPA)

24 de Agosto de 2009, 2ª feira
Libertação de uma Cegonha-branca (Ciconia ciconia)
11h00, Mata Nacional do Choupal - Coimbra
Ponto de encontro: Sede da Reserva Natural do Paúl da Arzila (RNPA), Mata Nacional do Choupal

Esta ave foi recolhida no mês de Julho na Figueira da Foz, pelo SEPNA de Montemor-o-Velho, e encaminhada para a RNPA. Foi então entregue no CERVAS e verificou-se que apresentava uma fractura numa pata. O processo de recuperação consistiu na resolução desta lesão, alimentação para que adquirisse o peso adequado, contacto com aves da mesma espécie e treinos de voo.


Nesta acção estiveram presentes cerca de 10 crianças do ATL do Centro de S. João, elementos do SEPNA de Coimbra e representantes da empresa ABASTENA (colaboradores/patrocinadores do CERVAS), entre outros.

Libertação de uma Águia-de-asa-redonda (Buteo buteo)
12h30, Outil - Cantanhede
Ponto de encontro: Largo no centro de Outil

Esta ave foi recolhida em Outil no mês de Junho, pelo SEPNA de Cantanhede, após ter caído do ninho. Foi entregue na RNPA e encaminhada para o CERVAS. Aqui sofreu o processo de recuperação que consistiu em alimentação para que crescesse e adquirisse o peso adequado, passagem pelo 1º processo de muda das penas, contacto com aves da mesma espécie para que adquirisse os comportamentos próprios e treinos de voo e caça.



Esta acção contou com a presença de elementos do SEPNA de Cantanhede e do presidente da Associativa de Caça "Pedra Branca", entre outros.

Libertação de uma Águia-de-asa-redonda (Buteo buteo)
14h30, Fermentelos - Águeda
Ponto de encontro: Pateira de Fermentelos, Águeda

Esta ave foi recolhida por um particular na Pateira de Fermentelos, em Julho, por se encontrar debilitada e desnutrida. Foi entregue na RNPA e encaminhada para o CERVAS. Aqui sofreu o processo de recuperação que consistiu em alimentação para que adquirisse o peso adequado, contacto com aves da mesma espécie e treinos de voo e caça.

Libertação de um Milhafre-preto (Milvus migrans)
16h00, Moita - Anadia
Ponto de encontro: Moita Rugby Clube da Bairrada, Anadia

Esta ave juvenil foi apreendida pela equipa do SEPNA de Anadia em conjunto com outras 6 aves de rapina, na casa de um particular, onde terão permanecido durante cerca de um mês. De acordo com o mesmo, as aves terão caído dos respectivos ninhos durante o abate de um pinhal. As aves foram então entregues na RNPA e encaminhadas para o CERVAS. O processo de recuperação desta ave consistiu em alimentação para que aumentasse e mantivesse o peso, processo de muda das penas danificadas, contacto com aves da mesma espécie de modo a adquirir os comportamentos próprios e treinos de voo e caça.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia

Espécie do mês de Agosto: Mocho-galego