sexta-feira, 10 de julho de 2009

Libertações: 8 e 10 de Julho de 2009

8 de Julho de 2009, 4ª feira
Libertação de uma Águia-de-asa-redonda (Buteo buteo)
15h00, Cadima, Cantanhede

Esta águia foi recolhida por um particular no dia 25 de Junho e entregue pela equipa do SEPNA de Cantanhede na RNPA, tendo sido depois encaminhada para o CERVAS. Encontrava-se apenas debilitada e desnutrida pelo que o processo de recuperação consistiu em alimentação para restituição do peso normal e treinos de voo e caça.

Libertação de uma Coruja-das-torres (Tyto alba)
19h00, Mata Nacional do Choupal, Coimbra

Esta ave foi encontrada por um particular no dia 15 de Junho, ainda cria, pousada no parapeito da janela de uma escola, em Coimbra, pelo que terá caído do ninho. Foi entregue na RNPA e encaminhada para o CERVAS. Após o processo de recuperação, que consistiu em alimentação, contacto com aves da mesma espécie e treinos de voo e caça, esta coruja encontrava-se apta para ser devolvida à Natureza.

Estas duas acções foram organizadas pelos Vigilantes da Reserva Natural do Paúl da Arzila (RNPA).

10 de Julho de 2009, 6ª feira
Libertação de um Açor (Accipiter gentilis)
9h30 - Vale do Rossim, Gouveia

Esta ave foi recolhida no dia 3 de Julho por uma equipa da PSP de Gouveia, após ter sido acidentalmente capturada numa capoeira, em Gouveia. Tratava-se de um juvenil que não apresentava quaisquer lesões, encontrando-se apenas desnutrido, pelo que só necessitou de ser alimentado de modo a restabelecer o seu peso normal. Após este rápido processo de recuperação no centro, encontrava-se apto para ser devolvido à Natureza.

Este jovem Açor foi baptizado com o nome "Rossim" e devolvido à Natureza numa acção que contou com a presença, entre outros, de uma turma do Curso de Formação e Educação de Adultos, desenvolvido pela ADRUSE.

Sem comentários: