III Encontro Micológico "Entre o Dão e o Mondego" em Carregal do Sal


No dia 2 de Dezembro de 2018 decorreu em Carregal do Sal o III Encontro Micológico "Entre o Dão e o Mondego".




Tal como nas edições anteriores, este evento foi organizado pela Associação Cultural Folias e Tropelias, com a colaboração do CERVAS e da Quinta de Cabriz.




Durante a manhã foram realizados pequenos percursos em diferentes habitats florestais de Carregal do Sal, guiados pelo micólogo amador Rui Cardoso, para identificação e recolha de diferentes espécies de cogumelos silvestres.




O almoço decorreu na Quinta de Cabriz e consistiu em diferentes pratos à base de cogumelos como forma de divulgação do potencial gastronómico deste recurso natural.



Durante a tarde decorreu uma sessão prática de identificação de cogumelos silvestres que tinham sido recolhidos durante a manhã, durante a qual foram também esclarecidas todas as dúvidas apresentadas pelos cerca de 30 participantes no evento.


Finalmente foi ainda devolvida à Natureza uma coruja-das-torres (Tyto alba) que tinha estado em recuperação no CERVAS, junto a zonas agrícolas com vinhas e olivais, na presença dos participantes. O CERVAS agradece o convite e a colaboração da Associação Cuiltural Folias e Tropelias e continua disponível para mais actividades em parceria.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia

Espécie do mês de Agosto: Mocho-galego