Devolução à Natureza de 1 britango no Parque Natural do Douro Internacional





Esta ave tinha sido recolhida em Poiares por particulares que contactaram a Associação Transumância e Natureza (ATN), que, de imediato, a encaminhou para o CERVAS.



No momento do ingresso verificou-se que o britango estava debilitado, com o peso abaixo do que é normal para a espécie, mas não foram detectadas lesões nem outros problemas graves, após as análises efectuadas.



O processo de recuperação foi o mais curto possível, tendo em conta que se tratava de uma ave adulta em época de reprodução e consistiu em alimentação, treino de voo e musculação.



O britango foi devolvido à Natureza no miradouro do Penedo Durão, local próximo de onde tinha sido recolhido e onde a espécie pode ser observada com facilidade. 



A acção foi organizada pelas entidades que participam no LIFE Rupis, projecto no âmbito do qual o britango foi marcado com um emissor GPS que permitirá conhecer os seus movimentos.



O CERVAS agradece a todas as entidades envolvidas pelo esforço, dedicação e trabalho em equipa que permitiu levar a cabo toda a operação em curto espaço de tempo e com bons resultados.



Ver o vídeo aqui

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia

Espécie do mês de Agosto: Mocho-galego