segunda-feira, 11 de abril de 2016

Devolução à Natureza de 1 flamingo na Figueira da Foz


No dia 6 de Abril de 2016 foi devolvido à Natureza um flamingo (Phoenicopterus roseus) na ilha da Morraceira, na Figueira da Foz.



Este indivíduo adulto tinha sido encontrada por particulares no final de Março em Soure e foi encaminhado para o CERVAS através do SEPNA/GNR de Montemor-o-velho e Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).



No momento do ingresso no centro verificou-se que a ave apresentava uma extensa ferida aberta ao longo de uma das asas e um grande hematoma na outra, para além de feridas nas patas, provavelmente devido a colisão com alguma estrutura e consequente queda.



O processo de recuperação consistiu no tratamento das lesões e alimentação específica, e tudo foi realizado no mais curto espaço de tempo possível devido ao facto dos flamingos selvagens não tolerarem bem o cativeiro.



A devolução à Natureza foi realizada com a colaboração do ICNF, que apoiou o CERVAS na escolha do local (frequentado por centenas de flamingos) e na anilhagem, tendo a ave caminhado tranquilamente para junto de um grande grupo de indivíduos da mesma espécie, de várias idades.



O CERVAS agradece a colaboração do ICNF, à Escola Superior Agrária de Coimbra / CERNAS, em particular à Myriam Kanoun-Boulé e ao Rui Ferreira pela prestação dos primeiros cuidados à ave e pelo apoio na sua devolução à Natureza e à Wilder pela notícia.




Sem comentários: