Workshop de Observação de Aves em Ponte Nova


No dia 24 de Maio de 2015 decorreu um workshop de observação de aves em Ponte Nova, Vila Franca da Serra, Gouveia.



Esta actividade resultou de uma parceria entre a Casa do Guarda Rios e o CERVAS e teve como objectivo divulgar e promover a actividade de observação de aves na região da Serra da Estrela.



Durante a manhã, após uma breve introdução na Casa do Guarda Rios durante a qual os cerca de 20 participantes tiveram a oportunidade de começar a observar algumas espécies interessantes, com destaque para o melro-azul (Monticola solitarius), foi realizado um pequeno percurso a pé entre Ponte Nova e Vila Franca da Serra, em zonas agrícolas e florestais próximas de uma linha de água.



Após o almoço decorreu uma palestra sobre introdução à observação de aves com o objectivo de consolidação dos conhecimentos adquiridos durante a saída da manhã e de seguida foi realizado um novo percurso, agora junto ao rio Mondego e em zonas de matos, sendo de destacar as excelentes e prolongadas observações de bútio-vespeiro (Pernis apivorus).



O balanço final foi de 52 espécies registadas, o que só por si revela o enorme potencial do local para este tipo de actividades. Entre as aves observadas, além das já destacadas anteriormente, é de referir a andorinha-das-barreiras (Riparia riparia), por não se observar com frequência no local, e também o mocho-galego (Athene noctua) pela observação a meio do dia.


O CERVAS agradece à Casa do Guarda Rios e está disponível para futuras acções em parceria que possam continuar a contribuir para o desenvolvimento da actividade de observação de aves na Serra da Estrela.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia

Espécie do mês de Agosto: Mocho-galego