Devolução à Natureza de 1 alcaravão em Figueira de Castelo Rodrigo


No dia 5 de Setembro de 2014 foi devolvido à Natureza um alcaravão (Burhinus oedicnemus) em Figueira de Castelo Rodrigo.


Esta ave tinha sido encontrada debilitada e muito magra perto de Tondela e foi de imediato encaminhada para o CERVAS através do SEPNA/GNR de Santa Comba Dão.


O processo de recuperação consistiu em alimentação para recuperação da condição física, sempre com o cuidado de reduzir a manipulação ao mínimo indispensável devido ao facto de se tratar de uma espécie muito nervosa e pouco tolerante ao cativeiro.


Apesar da ave ter sido encontrada na zona de Tondela optou-se por não libertá-la novamente no mesmo local visto que essa zona está fora da área onde a espécie ocorre habitualmente. Provavelmente este indivíduo estava em dispersão e terá ido para zonas onde as condições não eram óptimas e essa pode ter sido a razão da má condição física que apresentava.


Após consulta de opinião de vários ornitólogos que conhecem bem a avifauna da região foi tomada a decisão de devolver o alcaravão à Natureza numa zona onde a espécie ocorre com maior regularidade e onde as condições do habitat são teoricamente mais adequadas à espécie, na zona de Figueira de Castelo Rodrigo, perto da barragem de Santa Maria de Aguiar.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Abril: Tentilhão-comum

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Morcego-anão

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Dezembro: Fuinha

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia