Libertações: 18 de Dezembro de 2009

18 de Dezembro de 2009, Sexta-feira
Libertação de um tartaranhão-ruivo-dos-paúis (Circus aeruginosus)
12:00 Louriçal, Pombal

Esta ave foi encontrada foi encontrada por um particular e recolhida e encaminhada para o CERVAS pela Reserva Natural do Paúl de Arzila. Apresentava fracturas nas duas asas e o seu processo de recuperação consistiu na resolução destas lesões, assim como treinos de voo e caça.


Na sua devolução à natureza estiveram presentes cerca de 250 pessoas, na sua maioria crianças, professores e auxiliares do Agrupamento de Escolas do Louriçal, também representantes do poder local e alguns populares, que baptizaram a ave com o nome "Pluma". Esta acção foi precedida de uma apresentação sobre o trabalho do CERVAS e sobre a história e biologia do animal libertado.


Libertação de uma águia-d'asa-redonda (Buteo buteo)
15:00 Varziela, Cantanhede

Esta ave ingressou neste centro no inicio do mês de Abril, tendo sido recolhida bastante jovem, depois da árvore onde se encontrava o ninho ter sido abatida. O particular que recolheu a ave entregou-a à equipa do SEPNA da GNR, que posteriormente a encaminhou para a Reserva Natural do Paúl de Arzila, que por sua vez a fez chegar ao CERVAS. O seu processo de recuperação consistiu na alimentação para que atingisse o peso ideal e o contacto com animais da mesma espécie para adquirisse os comportamentos normais.


Na sua devolução à natureza estiveram presentes cerca de 30 pessoas, na sua maioria crianças, professores e auxiliares do Jardim de Infância de Varziela, mas também representantes da comunicação social local. A ave foi apadrinhada e baptizada pelas crianças, com o nome de "Boneca". Esta acção foi precedida de uma breve apresentação sobre o trabalho dos Centros de Recuperação de fauna selvagem e sobre a história e biologia do animal libertado.




Esta acção foi realizada no âmbito da I Semana da Águia-d'asa-redonda, que decorreu entre 14 e 18 de Dezembro de 2009.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Espécie do mês de Março: Morcego-anão

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Fevereiro: Gavião