Devolução à Natureza de 1 águia-calçada no Enco(ue)ntro Ibérico Land Rover 2014 em Gouveia.


No dia 6 de Setembro de 2014 foi devolvida à Natureza uma águia-calçada (Aquila pennata) no Parque Senhora dos Verdes em Cativelos, Gouveia.


Esta acção, organizada em parceria com a ViVaVentura, decorreu durante o Enco(ue)ntro Ibérico Land Rover 2014 que se realizou entre 5 e 7 de Setembro, e envolveu participantes tal como já tinha ocorrido em edições anteriores do evento, em 2010 e 2012.


A águia-calçada tinha sido encontrada no chão quando ainda era uma pequena cria e tinha sido encaminhada para o CERVAS pelo ICNF.


No momento do ingresso no centro verificou-se que a águia não tinha lesões mas estava muito magra e as penas ainda estavam em crescimento.


O processo de recuperação consistiu em alimentação, socialização, treino de voo e musculação em contacto com outras águias-calçadas de diferentes idades.


A devolução à Natureza decorreu numa zona florestal junto de campos agrícolas onde esta espécie migratória ocorre com regularidade entre Abril e Outubro.


O CERVAS agradece à ViVaVentura e à organização do Encontro por mais esta oportunidade de divulgação do trabalho do centro e está disponível para futuras acções de educação ambiental.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia

Espécie do mês de Março: Morcego-anão