29 de Junho de 2011: Devolução à natureza de uma fuinha

29 de Junho de 2011, Quarta-feira
19.30h - Devolução à natureza de uma fuinha (Martes foina)
Bosque perto do Curral do Negro, Gouveia

Esta fuinha é uma fêmea juvenil que ingressou no CERVAS no dia 23 de Junho vítima de cativeiro acidental. Ela foi encontrada pela população local e estava presa dentro do Vidrão. Após algumas tentativas para recolher este animal, a PSP - Gouveia entrou em contacto com os técnicos do centro que se deslocaram até ao local, na freguesia de São Julião em Gouveia. No local procedeu-se à recolha da fuinha, que correu sem qualquer problema.



Depois da fuinha já estar acondicionada para o seu transporte até ao centro, aproveitou-se o momento para se falar com a população sobre a ecologia e biologia da espécie, sobre as principais ameaças a que a mesma se encontra sujeita, e sobre o trabalho que é desenvolvido pelo CERVAS.


Já nas instalações do centro procedeu-se ao seu exame físico e não se detectou nenhuma lesão, no entanto, a fuinha apresentava-se bastante cansada e ligeiramente desidratada. A fuinha ficou em recuperação cinco dias, onde lhe foi disponibilizado alimento adequado de forma a recuperar uma óptima condição física e também realizou treinos de caça.



A sua devolução à natureza foi num local adequado para a sua sobrevivência, um bosque de carvalhos e castanheiros, com uma linha de água e algumas árvores de fruto. Neste momento estiveram presentes 10 pessoas, entre as quais técnicos e voluntários do centro. A fuinha ficou baptizada de 'Bia'.





Esta espécie já foi escolhida pelo CERVAS - Espécie do Mês de Dezembro de 2010 - fique a conhecer melhor a sua biologia e ecologia seguindo este link.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia

Espécie do mês de Março: Morcego-anão