14 de Maio de 2011: Devolução à natureza de uma águia-cobreira

14 de Maio de 2011, Sábado
11:30h - Devolução à natureza de uma águia-cobreira (Circaetus gallicus)
Clube de Caça e Pesca de Folgosinho, Gouveia


No passado dia 14 de Maio teve lugar o 3º Encontro de Veículos Clássicos de Gouveia - Serra da Estrela. Este evento organizado pela AssociaSão Julião - Serra a Fundo juntou cerca de 130 participantes distribuídos por aproximadamente 7 dezenas de carros clássicos e contou com a colaboração do CERVAS para a dinamização de algumas actividades. Esta devolução à natureza de uma águia-cobreira foi integrada no programa de actividades do evento, e foi uma surpresa para os participantes.


Para introduzir a libertação os técnicos do CERVAS fizeram uma pequena apresentação sobre o trabalho realizado neste centro no âmbito da recuperação de fauna selvagem, abordando também a ecologia e biologia da águia-cobreira e o processo de recuperação deste animal em específico.


Esta ave foi encontrada por um Vigilante da Natureza em Portalegre no Parque Natural da Serra de S. Mamede e encaminhada para o CERVAS pela mesma pessoa. No momento do seu ingresso apresentava sinais de grande debilidade/desnutrição, não apresentando qualquer lesão. A sua recuperação passou por uma alimentação adequada para recuperar a boa condição física, e em treinos de voo e caça.


Esta é uma espécie migratória e ingressou no CERVAS em 2010 já na época de migração de Outono, pelo que teve que aguardar em recuperação nas instalações do centro até à Primavera, altura em que já se encontram em Portugal outros indivíduos da mesma espécie e existe uma maior disponibilidade alimentar. A sua devolução à natureza decorreu num local que reúne as condições necessárias para a ecologia da espécie.


No momento de devolução à natureza desta ave estiveram presentes cerca de 150 pessoas, entre as quais a organização e os participantes do evento, alguns particulares, o Srº Presidente da Junta de Folgosinho, entre outros. Os participante baptizaram a ave de "Serr'aFundo" como forma simbólica de agradecimento pela boa organização deste evento.




No final do dia os participantes do evento ainda tiveram a oportunidade de fazer uma visita às instalações do CERVAS, onde puderam perceber a finalidade das diferentes estruturas de recuperação lá existentes. Os técnicos do CERVAS ainda fizeram uma pequena demonstração do Kit de Educação Ambiental, recorrendo a crânios, penas e outro material biológico para falar de algumas características destes animais selvagens, que tanto deslumbram o Homem.

Desde já deixamos um agradecimento à organização do evento que durante a actividade tirou uma foto do grupo que foi impressa no sentido de vender aos participantes por uma quantia simbólica, e em que parte do dinheiro reverteu para o CERVAS.

A águia-cobreira (Circaetus gallicus) já foi espécie do mês de Abril de 2010.
Fique a conhecer melhor esta espécie
aqui.

Comentários

vortex disse…
excelente momento de divulgaçao do trabalho prestado pelo CERVAS.

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia

Espécie do mês de Agosto: Mocho-galego