Devolução à Natureza de 1 abutre-preto e 3 grifos na Malcata e Douro Internacional
Nos dias 25 de Outubro e 17 de Novembro de 2018 foram devolvidos à Natureza 3 grifos (Gyps fulvus) e 1 abutre-preto (Aegypius monachus).
Estas acções decorreram no Parque Natural do Douro Internacional (PNDI) e na Reserva Natural da Serra da Malcata (RNSM), respectivamente.
A acção do PNDI foi organizada pela Associação Transumância e Natureza (ATNatureza), no âmbito do projecto LIFE Rupis, e contou com a presença de crianças e professores da Escola de Figueira de Castelo Rodrigo e várias entidades locais.
Na RNSM a acção contou com a colaboração dos vigilantes da Natureza dessa área protegida.
É de destacar o facto do abutre-preto ter sido marcado com emissor GPS pela Vulture Conservation Foundation (VCF), com a colaboração da ATNatureza.
Todas as aves eram juvenis que tinham sido encontrado debilitados, sendo de destacar o caso do abutre-preto, por ter sido encontrado numa zona urbana de Coimbra e encaminhado para o CERVAS pelo ICNF.
O CERVAS agradece a todas as entidades envolvidas nas diferentes etapas dos processos de recuperação, desde a recolha até à libertação, passando pela marcação e seguimento.
Comentários